Prefeito hasteia bandeira e destaca a importância do dia 7 de setembro

O prefeito Paulo Duarte participou neste sábado 7, de setembro, da solenidade que marcou os 191 anos da Independência do Brasil. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música Manoel Florêncio juntamente com as bandas do Exército e da Marinha, o chefe do Executivo Corumbaense hasteou o Pavilhão Nacional no mastro central da Praça da Independência.

 

Após hastear a bandeira brasileira, o prefeito enfatizou a importância do 7 de setembro para todos os brasileiros. “É uma data que deve ser sempre lembrada, festejada e respeitada por todos nós, pois a vida de muitos bravos patriotas foi ceifada para que o Brasil fosse livre, para que tivéssemos uma democracia”, declarou o prefeito.

 

Mesmo considerando a liberdade como um dos sentimentos mais importantes do ser humano, Paulo Duarte falou que é preciso fazer o uso adequado dessa palavra, que significou algo tão caro ao nosso País. “Que não confundamos liberdade com libertinagem e possamos respeitar as individualidades de cada um”, declarou.

 

Na Praça da Independência, diante de um lugar tão histórico, tão importante para Corumbá, Paulo Duarte falou sobre o sentimento cívico. “Sob o busto do General Antônio Maria Coelho, um herói que lutou bravamente para a independência e liberdade de Corumbá, destaco a importância do sentimento patriótico.”, observou Duarte.

 

“Que nosso amor a esta cidade não seja só de palavras, mas em atitudes. Vamos cuidar do nosso País, do nosso Estado e da nossa Corumbá”, ressaltou ao dizer que isso vale para todos. “Corumbaenses de coração ou de adoção, brasileiros e bolivianos, que também são nossos irmãos. Viva o Brasil, viva a Bolívia, viva Corumbá”, completou.

 

 

Após o discurso do prefeito, as autoridades civis e militares foram para a Avenida General Rondon, onde aconteceu o tradicional desfile de 7 de setembro.

 

 

Estavam presentes ao evento a primeira dama e presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; a vice prefeita e presidente da Fundação de Cultura, Marcia Rolon; o secretário de Governo, Hélio de Lima; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andrea Ulle; a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Luciene Deová; a secretária de Educação Roseane Limoeiro e o secretário de secretário municipal de Gestão Pública, Luiz Henrique Maia de Paula.

 

 

Desfile

 

Antes de dar início ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, o prefeito Paulo Duarte passou em revista às tropas, ao lado do General Braga, da 18a Brigada do Exército, e do Contra-Almirante Edervaldo, do 6o Distrito Naval de Ladário.

 

 

A solenidade, que teve início às 10h15, foi aberta pelas Forças Armadas, seguidas pelas Forças Auxiliares de Segurança Pública e Guarda Municipal. Desfilaram representações da Marinha; Exército; Força Aérea Brasileira; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Também participaram do tradicional desfile a Banda de Música Manoel Florêncio e as escolas Caic Padre Ernesto Sassida e Clio Proença.

 

 

Entre as quatro mil pessoas que acompanharam o desfile cívico-militar, estava Maria Erilane Lourenço Barbosa de Lira, natural da cidade de Fortaleza e que reside em Corumbá há três anos. “Desde quando vim morar aqui, assisto todos os desfiles, pois considero algo lindo e importante para nós brasileiros”, disse.

 

 

Esposa de militar, a dona de casa, que segue para a sua cidade de origem no final do ano, lamentou não poder prestigiar o evento no próximo ano. “É uma pena, mas não poderei assistir o de 2014. Aprendi a ter esse sentimento de patriotismo e prestigiar os desfiles de 7 de setembro, quando passei a morar aqui. É umas das coisas boas que vou guardar com carinho de Corumbá”, observou.