Prefeito entrega as primeiras obras de drenagem e pavimentação na cidade

Durante a campanha eleitoral do ano passado, um dos compromissos assumidos pelo prefeito Paulo Duarte foi o de asfaltar todas as ruas de Corumbá. E essa caminhada começou nessa quinta-feira (12), quando o chefe do Executivo corumbaense entregou as primeiras quadras pavimentadas neste início de Governo, inclusive com obras de drenagem.

 

A benfeitoria está atendendo os moradores dos bairros Aeroporto e Nossa Senhora de Fátima. As vias pavimentadas, algumas inclusive com drenagem, especialmente no Aeroporto, garantem maior acessibilidade e tranquilidade à população, em relação a inundações durante períodos de chuva.

 

A obra foi realizada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contrapartida da Prefeitura. “Aqui tem uma parte de recursos próprios e uma parte de verbas Federais, como praticamente tudo que a gente tem feito. Ser prefeito é um eterno desafio. É ousar, em tão pouco tempo, fazer o que fizemos. E isso não é fácil”, comentou o prefeito.

 

A solenidade reuniu moradores e alunos das escolas municipais Djalma Sampaio e Rachid Bardauil. O trecho asfaltado – que compreende as ruas Allan Kardec, Monte Castelo e Marechal Deodoro, inclusive com drenagem – beneficiou diretamente a comunidade escolar das duas instituições de ensino. Aliás, esse foi um dos motivos para que o programa de pavimentação começasse ali.

 

“Temos que começar por algum lugar. Fizemos a opção por aqui por causa dessas duas escolas, a Djalma e a Rachid. Logicamente, quem mora um pouco ali mais pra frente, já pergunta quando o asfalto vai chegar lá. Mas temos que ter um trabalho com responsabilidade, planejamento financeiro e qualidade”, observou o chefe do Executivo municipal.

 

“Vamos, com toda a certeza, cumprir o nosso compromisso de levar asfalto para praticamente toda a cidade e já estamos começando a fazer isso em apenas oito meses de gestão”, concluiu Paulo Duarte.

 

Moradora do bairro Aeroporto há 15 anos, Dalva de Souza acredita que a região, umas das mais populosas da cidade, ainda ganhará muitas outras melhorias. “Acreditamos no seu trabalho e estamos confiando que vamos ter muitas coisas boas pra cá”, disse a dona de casa ao prefeito. Mesmo quem ainda não viu o asfalto chegar na frente de casa está confiante.

 

“Vai melhorar sim, tenho certeza”, disse Erica Rondon Martinez, também residente na rua Monte Castelo, mas no trecho ainda sem o asfaltamento. A poeira levantada pelos caminhões que trafegam ali é um dos maiores problemas enfrentados por ela e a família. Para tentar diminuir o fluxo de veículos, alguns moradores chegaram a improvisar quebra-molas na via.

 

Duarte foi até a casa de Erica, constatou a situação e, imediatamente, acionou a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) para solucionar o problema enquanto o trecho segue sem pavimentação.

 

No Nossa Senhora de Fátima, as quadras asfaltadas foram a General Osório, entre a Major Gama e a Firmo de Matos e da 21 de Setembro até a Edu Rocha, e na Dom Pedro I, também entre a 21 e a Edu Rocha e da Firmo de Matos até a Major Gama.