Prefeito entrega academia e quer população parceira na preservação

O prefeito Paulo Duarte entregou na manhã desta quarta-feira, 04, a primeira academia de ginástica ao ar livre, instalada no Bairro Guató, na Praça São Paulo, junto ao conjunto habitacional Ana Brites. Trata-se de um equipamento de extrema importância, principalmente para a saúde da população, em especial das pessoas idosas que passam a contar com um espaço apropriado para prática de exercícios físicos.

 

A inauguração fez parte da programação comemorativa aos 235 anos de fundação de Corumbá, que acontece em 21 de setembro. Contou com as presenças de inúmeras autoridades, moradores da região, lideranças comunitárias e até integrantes do projeto Corumbá Saudável, desenvolvido pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), todos com idade acima de 60 anos.

 

Paulo Duarte, logo na chegada à Praça São Paulo, conversou com moradores do conjunto, com as crianças, e pediu para a população ser parceira e zelar pelo bem público. “O espaço é da comunidade. Ela tem que ajudar a cuidar. O dinheiro aplicado aqui é da própria população, de impostos que ela paga. Por isso mesmo, tem que aprender a cuidar e evitar depredação”, pediu.

 

O prefeito lembrou a situação em que encontrou os equipamentos da Praça São Paulo quando visitou o local dois meses atrás. “Estava bastante depredada devido a atos de vandalismo praticados por uma minoria”, lamentou, informando já ter autorizado a recuperação, inclusive com instalação de uma cerca, como a existente na praça da Nova Corumbá.

 

Para Paulo, a academia entregue esta manhã, representa um apoio significativo aos programas desenvolvidos não só pela Secretaria de Saúde, mas também na área da educação, do esporte, que também poderão utilizar os equipamentos.

 

Em seu discurso, anunciou a recuperação da praça, a instalação da cerca na área e reforçou o pedido para que todos cuidem dos equipamentos. “Eles são de vocês. Ajudem a cuidar para que todos possam usar”.

 

Antes de abrir o espaço para os presentes, o prefeito informou que a UPA 24horas ao lado da praça, terá sua obra física concluída este ano e que, até o final do primeiro semestre de 2014, esteja em pleno funcionamento, com todos os equipamentos necessários, médicos, enfermeiros e demais integrantes da equipe que será montada para trabalhar no local que ele próprio definiu como um pronto socorro.

 

Zelar pelo bem público

 

A vereadora Cristina Lanza, líder do prefeito na Câmara, também reconhece a necessidade da população ser parceira e ajudar a zelar pelo bem público. “Corumbá, a população corumbaense, precisa ter essa cultura de cuidar do bem público. Isto que está sendo construído é com o nosso dinheiro, dos impostos que a gente paga. A população precisa cuidar, evitar que o patrimônio seja depredado, e denunciar quem depreda”, observou.

 

Para Cristina, as academias que a Prefeitura está implantando na cidade são importantes. “Exercícios físicos fazem bem para a saúde. Eu própria sou um exemplo disso. Fiquei quatro sem fazer exercícios físicos e todas as minhas taxas aumentaram bastante. Isto aqui que o prefeito está entregando hoje, não é gasto para o município, é um investimento na saúde da população”, ressaltou.

 

A solenidade movimentou a região do Bairro Guató nesta quarta pela manhã. Crianças das escolas existentes nas imediações, entre elas o Clio Proença, participaram do evento e aproveitaram para praticar exercícios nos equipamentos que também servem para eles, desde que utilizados de forma correta, sob orientação de um professor de educação física.

 

Além das crianças, moradores e lideranças comunitárias da região, a entrega foi prestigiada também pelos secretários Luiz Mário Preza Romão (Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos), Dinaci Ranzi (Saúde), Hélio de Lima (Governo), Andréa Ulle (Assistência Social e Cidadania; pela diretora-presidente da Fundação do Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; pelo diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Helvécio Zequetto; direta-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Silvana Rico, além de outras autoridades.