Prefeito abre gabinete para estudantes da região do Porto da Manga

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, abriu as portas de seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, para visitantes muito especiais. Um grupo de 30 alunos da Escola Municipal Pólo Luiz Albuquerque – Extensão Porto da Manga, região pantaneira distante cerca de 70 quilômetros da área urbana, conheceu o local onde o prefeito toma as decisões que atendem toda a população do município.

 

O contato direto e a forma amistosa como o prefeito recebeu os estudantes, deixou o grupo tão à vontade que muitos, aceitando o convite de Paulo Duarte, puderam por alguns instantes, se sentir como o chefe do Executivo ao tomarem assento na mesa principal do gabinete.

 

Em tom descontraído, o prefeito disse a um dos alunos: “Agora, resolva esses problemas”. A situação arrancou risadas tanto do grupo de alunos como dos professores e coordenadores, da primeira-dama Maria Clara Scardini, e dos secretários municipais que acompanharam a visita, entre eles, Andréa Ulle (Assistência Social e Cidadania), Hélio de Lima (Governo), e Roseane Limoeiro (Educação).

 

Após receber presentes e gestos de carinho com as leituras de textos e um acróstico, o prefeito Paulo Duarte reuniu os estudantes e falou sobre a responsabilidade do gestor público. “É dentro dessa sala que, junto com os secretários, tomamos atitudes, assinamos documentos que vão atingir a vida de todos vocês. Fiz questão de recebê-los aqui para vocês perceberem que somos de carne e osso, iguais a vocês”, disse Duarte que destacou o propósito de seu trabalho.

 

 “O prefeito tem que cuidar de todos, não apenas de quem está na cidade, mas de quem está no campo, em outras regiões mais distantes”, falou ao comentar sobre a continuidade do projeto “Povo das Águas”, que leva atendimento às populações ribeirinhas.

 

Além do gabinete do prefeito Paulo Duarte, os alunos visitaram a Estação Natureza Pantanal, da Fundação Boticário; o Muhpan (Museu da História do Pantanal) e o Porto Geral.

 

A vinda dos estudantes foi planejada dentro do programa do CRAS Itinerante, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e, nesta ação, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que cedeu o ônibus.

 

De acordo com a secretária Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, é necessário que os estudantes vislumbrem não apenas o contexto local em que estão inseridos. “O projeto faz atendimento no local, mas agora, estamos tomando algumas iniciativas para trazer essas pessoas à cidade, reconhecendo que eles precisam dessa interlocução com o meio urbano também”, frisou.

 

Por sua vez, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, comentou que a visita à área urbana foi uma experiência inédita para muitas crianças e que a receptividade do prefeito Paulo Duarte prova seu compromisso com a Educação.

 

“Há crianças que nunca saíram do Porto da Manga e estão encantadas com tudo. A visita no gabinete a convite do prefeito faz elas se sentirem parte dessa estrutura, elas saberem que esse também é lugar delas. É uma maneira que o prefeito tem de intensificar o trabalho que ele já vem fazendo ao visitar as escolas, quando chega perto delas, senta no chão para conversar com a criançada. Abrir as portas do gabinete é uma forma de dizer que prioridade do Governo é a Educação”, salientou.

 

O CRAS Itinerante desenvolve diversas ações nas regiões pantaneiras de Passo do Lontra, Porto Morrinho, Porto Esperança e Porto da Manga com o objetivo de fortalecimento de vínculos familiares.