População celebra 235 anos de fundação na avenida, cantando Corumbá

Ponto alto da festa pelos 235 anos de Corumbá, o tradicional desfile cívico militar de aniversário da cidade começou precisamente às 16 horas. Os militares que representaram o Brasil em missões da ONU, conhecidos como boinas azuis, foram os primeiros a passar pela avenida General Rondon, seguidos pelos pelotões da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, esses últimos lotados no Aeroporto Internacional de Corumbá.

 

A Polícia Militar, a Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Guarda Municipal passaram na sequência. A etapa militar do ato cívico foi encerrada pela banda de música do 17 Batalhão de Fronteira, que acompanhada pelo público que assistia o desfile, cantou parabéns a Corumbá.

 

A banda de Música Manoel Florêncio abriu o desfile das entidades sociais. O grupo trouxe consigo os integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (Conviver), da Liga das Senhoras Católicas e do Asilo São José. Muito aplaudida, a Apae veio embalada pela fanfarra da própria instituição.

 

A primeira escola a passar pela avenida foi a Cyríaco de Toledo, seguida pelas rurais Paiolzinho, Carlos Cárcano e Monte Azul. Uma a uma, todas as instituições de ensino da rede municipal e estadual de ensino se apresentaram na solenidade. Muitas escolas particulares, clubes de serviço e até representantes da Bolívia e de outras cidades do Mato Grosso do Sul participaram da festa.

 

Como já é tradição, o ato foi encerrado com os alunos, ex-alunos, funcionários, pais e amigos do Colégio Dom Bosco. Esse foi o primeiro ano que o projeto social, batizado com o nome de cidade por causa de sua magnitude, desfilou sem seu fundador, padre Ernesto Sassida, falecido em março deste ano.

 

“Pra mim foi uma grande emoção e uma grande honra. Nessas quatro horas de defile um filme passou pela minha cabeça. Muitas vezes eu participei dessa festa com o JGP (Escola Julia Gonçalves Passarinho), pelo Santa Tereza e agora estou aqui como prefeito, assistindo esses jovens, essas crianças. Foi um desfile incrível, com a avenida lotada”, comentou Paulo Duarte.

 

“Acima de tudo, foi uma grande celebração de amor e carinho por Corumbá, com a presença do senador Delcidio do Amaral, de deputados estaduais, federais, de prefeitos de outras cidades e dos vereadores do município. Isso demonstra o trabalho forte de parcerias com todos que queiram ajudar Corumbá e estejam juntos nessa caminhada com a gente”, finalizou o prefeito.