Ministério da Saúde vai viabilizar ambulância para Samu de Corumbá

Durante a cerimônia de acolhimento dos três primeiros profissionais do programa federal Mais Médicos a chegarem para trabalhar na cidade, o prefeito Paulo Duarte e a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, anunciaram também a conquista de mais uma ambulância para o Samu de Corumbá. O veículo será doado pelo Ministério da Saúde e estará na cidade em, no máximo, 60 dias.

“Tínhamos protocolado, logo no início da gestão do prefeito Paulo Duarte, um documento para o Ministério da Saúde colocando as nossas dificuldades, a situação que nos tínhamos no Samu, que estava funcionando já há algum tempo, quase dois anos, sem credenciamento. Essas viaturas se sucatearam e era necessária a reposição”, explicou a secretária municipal de Saúde.

“Na semana passada estive lá, na quinta-feira mais precisamente, sentamos com a coordenação nacional do Samu, fizemos a exposição da nossa cidade e, prontamente, o Ministério da Saúde nos atendeu. Quero inclusive agradecer ministro Padilha, que não tem medido esforços para atender Corumbá. Tenho certeza absoluta que essa parceria vai se fortalecer cada vez mais”, completou Dinaci.

Além do equipamento disponibilizado pelo Governo Federal, a Prefeitura também está finalizando o processo de licitação de mais uma ambulância. O veículo inclusive será equipado para atender a zona rural da cidade e de Ladário.  “Essa é uma necessidade muito grande na nossa cidade, principalmente por causa da nossa extensão territorial”, observou o prefeito Paulo Duarte.

Em atividade desde 2011, o Samu hoje conta com 44 profissionais, sendo 18 médicos, 12 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e seis bombeiros. Desde a semana passada, quando a nova sede do serviço foi inaugurada, a manutenção das viaturas passou a ser dividida entre o Município e a Secretaria Estadual de Saúde.