Feira do Livro será aberta nesta quarta e homenageia Izulina Xavier

A abertura da segunda edição da FELIC (Feira do Livro de Corumbá) será realizada às 19 horas desta quarta-feira, 04 de setembro, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez. Com a proposta de estimular a prática da leitura, o evento tem a organização conjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do curso de Letras do Campus do Pantanal; da Prefeitura Municipal de Corumbá; e do curso técnico em Biblioteca, oferecido na escola estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros.

 

A grande homenageada desta edição é a artista plástica e escritora Izulina Xavier. Muito conhecida por suas esculturas de concreto em grandes dimensões como o Cristo Rei do Pantanal, Izulina também é autora de vários títulos de romances e cordéis.

 

Durante a noite de abertura, os alunos do Moinho Cultural Sul-Americano apresentarão o espetáculo “Sorriso”. Na oportunidade, será aberta a exposição “Do Feminino para o Feminino”, com peças da artista homenageada Izulina Xavier, Priscylla Raiol e Vitor Hugo.

 

A trajetória e os principais trabalhos de nomes representativos da literatura local estarão dispostos na Galeria de Escritores de Corumbá, espaço implantado nesta segunda edição da FELIC, onde estarão informações sobre Izulina Xavier, Aziss Iunes, Eunice Ayala, Marlene Mourão – “Peninha”, Acelino Ferreira Lima – “Chumbo Grosso” e Gerson Morais.

 

O evento segue até sábado, 07 de setembro, com uma programação de atividades variadas que serão realizadas, além do Centro de Convenções, na unidade III do Campus de Corumbá (prédio da antiga Alfândega); no Muhpan (Museu da História do Pantanal); e na Estação Natureza Pantanal.

 

As atividades da II FELIC acontecem nos períodos da manhã, da tarde e da noite, entre elas, estão os lançamentos de obras; exposições; oficinas; palestras; apresentações de música, dança e teatro; sessões de poesia, tertúlias e performances.

 

Durante toda a programação, o público pode colaborar fazer doações de livros, além de promover a troca de exemplares. Os livros doados serão catalogados para a formação de uma biblioteca em uma escola pública que ainda não conte com essa ferramenta de ensino.