Encontro debate fortalecimento de vinculo com políticas da juventude

Corumbá participou em Brasília, do 1º Encontro Nacional de Gestores Estaduais e Municipais da Juventude que possibilitou um amplo debate em torno das estratégias para fortalecimento do vínculo dos estados e municípios com as políticas para a juventude. No evento, a cidade foi representada pelo gerente de Ações para a Juventude da Prefeitura, Victor Rapphael Almeida.

 

O encontro, conforme o gerente, permitiu também desenvolver mecanismos de participação dos órgãos estaduais e municipais de políticas públicas para a juventude no cenário nacional.

 

“Foi um encontro de extrema importância. Além do fortalecimento do vinculo dos estados e municípios com as políticas voltadas para a juventude, discutimos também a implementação do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), que irá nortear o desenvolvimento das Políticas Públicas de Juventude de todo o país”, explicou Victor.

 

O encontro contou com palestras sobre programas como o Juventude Viva; enfrentamento à violência contra a juventude negra; Estação Juventude, que proporciona inclusão social e tecnológica para a juventude, e o Projovem em suas quatro modalidades (Adolescente, Urbano, Trabalhador e Saberes da Terra) que tem como intuito qualificar social e profissionalmente os jovens dos municípios brasileiros.

 

O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto e foi encerrado com a eleição da composição da Coordenação Executiva do Fórum Nacional de Gestores Municipais, com Victor Raphael de Almeida sendo eleito representante do segmento na Região Centro-Oeste.

 

Victor destacou a importância e os fatores que contribuíram para a escolha de Corumbá como representante da região em nível nacional. Conforme ele “a política de juventude na cidade é uma das pioneiras no país, vêm desde 2007. Já temos consolidado um rol de atividades que nos credencia a participar e cumprir nossa missão inicial, que é a de desenvolver em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude o SINAJUVE”, comentou.

 

O gerente explicou que há prazos a cumprir. “Temos que entregar uma proposta em 90 dias, tempo um tanto escasso, que vai demandar esforço de todas as regiões. Trata-se de uma grande responsabilidade. O importante é que Corumbá já desenvolve ações com êxito e é protagonista nas ações ligadas à juventude, reconhecido agora, nacionalmente”, concluiu.