Dois novos Centros de Educação Infantil irão oferecer mais de 600 vagas na parte alta

Os dois CEI’s (Centros de Educação Infantil) que estão sendo construídos no bairro Guatós, parte alta da cidade, receberam a visita do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, na manhã desta 5ª feira, 19 de setembro. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão, e da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, o chefe do executivo corumbaense vistoriou as obras que estão sendo realizadas através do somatório de recursos dos Governos Federal (PAC) e Municipal. Depois de concluídos, os Centros oferecerão mais 600 vagas em período integral para crianças de 0 à 5 anos de idade.

 

A primeira unidade visitada foi a que está sendo edificada na quadra 80, esquina das ruas Major Gama e José B. Maciel, e está orçada em mais de R$ 1,6 milhão. No local, serão oferecidas 196 vagas, sendo 100 destinadas para a pré-escola e 96 para os níveis I, II e III. A estrutura contará com sala de leitura, brinquedoteca, laboratório, salas administrativas, parquinho e outras ferramentas.

 

Já na quadra 83, as obras, que estavam paralisadas, foram retomadas assim que o prefeito Paulo assumiu o Governo Municipal e devem ser entregues no início de 2014. Neste CEI serão abertas 440 novas vagas, sendo 350 para pré-escola e 90 para os níveis I, II e III.

 

O prefeito destacou que não basta apenas entregar casas para a população, mas é preciso pensar no ser humano de forma integral. “Temos visto que, muitas vezes, há a preocupação com a casa, mas tem que estar junto com ela: a escola, a creche, a unidade de saúde. É isso que estamos fazendo aqui. Tudo isso vai dar uma tranquilidade a essas pessoas que moram na parte alta da cidade”, avaliou ao destacar que, desde o dia 10 de setembro, vem vistoriando as obras que estão sob o responsabilidade da Prefeitura. “Ressalto que todas estão em pleno andamento e com prazo de entrega”, afirmou.

 

Paulo Duarte ainda declarou que a Administração Municipal está preparando um plano para construção de novas casas, todas inseridas dentro de um planejamento que garante as estruturas básicas aos novos moradores.

 

Além das obras em construção, o prefeito revelou que um novo mecanismo de lazer vem sendo estudado para o município: são os parques lineares. “Serão áreas de lazer ao pé do morro, evitando também que haja a ocupação irregular, casas que fiquem em área de risco, então naturalmente, esses parques lineares vão fazer com que a gente dê um espaço de lazer e, ao mesmo tempo, impeça a ocupação ilegal”, falou ao vislumbrar. em futuro breve. uma nova apresentação da parte alta da cidade.

 

“Estamos pensando nessa área efetivamente longe do centro, mas que tenha todos os equipamentos: saúde, educação, lazer. Tenho certeza que nós vamos dar uma cara nova a essa região a partir do ano que vem”, frisou.

 

A visita também foi acompanhada pela vereadora, líder do Executivo na Câmara, Cristina Lanza, e de técnicos da Secretaria de Educação e engenheiros da Secretaria de Infra-Estrutura e Habitação e Serviços Públicos.