Desfile do aniversário de Corumbá terá participação de 62 instituições

O desfile cívico militar em comemoração aos 235 anos de fundação de Corumbá será aberto às 16 horas de sábado, 21 de setembro, e terá a participação de cerca de cinco mil pessoas representando 62 instituições representativas dos mais diferentes segmentos, como militares, educacionais, movimentos culturais organizados, além de instituições sociais representativas da comunidade corumbaense.

 

Tradição na cidade, o desfile de 21 de Setembro visa valorizar atitudes cívicas, colaborando para o exercício da cidadania por meio do respeito ao município, bem como contribuir para a expressão cívica de diferentes segmentos da população, bem como possibilitar a participação coletiva da comunidade e valorizar diferentes identidades do município.

 

O evento, um dos destaques da programação do aniversário, é uma realização da Prefeitura Municipal. O trajeto será pela Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, da Rua 13 de Junho até a Firmo de Matos. Entre as 62 instituições estão 35 escolas não só de Corumbá, mas de Ladário, Aquidauana, bem como a Banda de Dois Irmãos do Buriti.

 

A abertura será com as forças militares (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros), além da Guarda Municipal e Agetrat, seguido da Banda Municipal de Música Manoel Florêncio e Coral Cidade Branca. A última instituição a se apresentar será a Escola Estadual Dom Bosco, da Cidade Dom Bosco.

 

A ordem do desfile foi definida por sorteio durante reunião entre os participantes, no auditório da Prefeitura Municipal, que regulamentou a realização por meio da resolução da Secretaria de Governo nº 001, de 29 de agosto de 2013, disponibilizada no link abaixo, inclusive com o croqui, onde constam áreas de concentração, itinerário do desfile, interdição de ruas, bem como base de apoio e locais onde serão instaladas ambulâncias da Saúde e do Corpo de Bombeiros para atendimentos de emergência.

 

A concentração das instituições ocorrerá a partir das 14 horas, conforme a distribuição no croqui disponível no link abaixo.