Corumbá tem intensa programação para comemorar sua fundação

Os 235 anos de fundação de Corumbá serão comemorados nesse sábado com uma intensa programação. Logo nas primeiras horas da manhã, a comunidade corumbaense será despertada com a Alvorada Festiva com participação das escolas da Rede Municipal de Ensino. Em seguida, às 08 horas, missa do aniversário da cidade na Igreja Nossa Senhora da Candelária.

 

A programação tem sequência às 09 horas com o plantio simultâneo de mudas de ipês em diferentes pontos da cidade, ato que além de comemorar os 235 anos, celebra o Dia da Árvore, a chegada da Primavera, e integra o programa Adote uma Árvore, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

 

O plantio simultâneo acontece no Asilo São José, envolvendo os idosos da instituição; na Casa de Acolhimento Laura Pinheiro Martins, com participação de crianças e adolescentes, e também na Praça Generoso Ponce, com a presença do prefeito Paulo Duarte e participação de toda a equipe feminina da Administração Municipal.

 

Na parte da tarde, a partir das 16 horas, quermesse da Santa Casa de Corumbá na Praça Generoso Ponce. O evento visa arrecadar fundos para manter as despesas da instituição.

 

Simultaneamente, a cidade comemora os 235 anos com o tradicional desfile cívico-militar, que começa pela Rua Frei Mariano com a 13 de Junho, passando pela mais tradicional avenida da cidade, a General Rondon, encerrando na Firmo de Matos. São 62 instituições participantes e o encerramento deve ocorrer por volta das 20 horas.

 

O 21 de setembro será marcado ainda pelo show ‘Recordar é viver’ que vai contar com participação de artistas da casa, inclusive de Paula Mihran e Caio Lima, duas revelações corumbaenses que hoje fazem sucesso em grandes centros e até mesmo no exterior.

 

A programação de aniversário foi aberta no dia 01 de setembro e prossegue até o dia 24. Além dos eventos de hoje, o corumbaense terá ainda o Circuito Corumbá de Corrida de Rua, quinta etapa, no domingo, 22, a partir das 08 horas; lançamento do CD do cantor Caio Lima, com presença de convidados, a partir das 20 horas, também de domingo, na estrutura da Praça Generoso Ponce.

 

Para segunda-feira, 23, a cidade realiza o 1º Seminário de Política de Humanização na Saúde, a partir das 08 horas, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá. Ainda neste dia, às 18 horas, a Marcha Para Jesus, seguida de um show Gospel, as 20 horas, na Praça Generoso Ponce.

 

O encerramento da programação será na terça-feira, 24, com a entrega das obras de urbanização do Cravo Vermelho II, por meio do programa social Se Essa Rua Fosse Minha; visita às obras de drenagem do Bairro Guarani, às 10 horas, e a aula inaugural do Projeto Arte, Lixo e Meio Ambiente (Alma), para mulheres assentadas e ribeirinhas, a partir das 15 horas, no Assentamento São Gabriel.