Corumbá fortalece ações para captura de animais silvestres na cidade

A Prefeitura de Corumbá começou na manhã desta quarta-feira, 04, uma capacitação que vai habilitar profissionais da segurança pública para realizar a correta captura de animais silvestres na área urbana da cidade. O curso, realizado em parceria com o Ministério Público Estadual e a Embrapa, segue até o dia 06 deste mês no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

 

A presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová, explicou a importância do trabalho. “A Prefeitura e o Ministério Público Estadual identificaram a necessidade de capacitar os principais agentes de segurança, proporcionando condições para o correto resgate do animal, dentro das condições que possibilite a reinserção da espécie ao meio ambiente”, contou.

 

Ainda segundo ela, foi elaborado um plano de contenção com medidas que estabeleçam ações de captura, resgate e soltura do animal de forma adequada, além de primeiros socorros, análise da área destinada a soltura destes animais e consciência ambiental para a preservação das espécies. “Nossa capacitação ainda contará com aulas práticas no Pantanal, visando um melhor aprendizado”, destacou.

 

Durante a palestra, o capitão Darlei dos Santos Caetano compartilhou com os 25 agentes que participavam da capacitação, experiências já ocorridas durante as capturas de animais silvestres. “Estamos aqui para relatar fatos já ocorridos na região, quando surgiram três onças na região. Analisamos vídeos antigos e identificamos as possíveis falhas já ocorridas em resgates passados”, observou.

 

Equipamentos

 

Adquiridos pela Prefeitura, através de recursos disponibilizados pelo Ministério Público Estadual, equipamentos como dardos tranqüilizantes, rádio-transmissor, GPS, redes para capturas de animais de pequeno porte, colchões, lanternas de cabeça e acessórios para segurar o animal a um órgão de segurança, serão entregues aos agentes ao término da capacitação.