Corumbá celebra Semana Nacional do Trânsito com intensa programação

Corumbá inicia nesta quarta-feira, 18, uma série de ações para celebrar a Semana Nacional do Trânsito. O programa está cargo da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) da Prefeitura, em parceria com várias instituições, com foco em um trânsito mais seguro. As atividades integram também as comemorações dos 235 anos de fundação de Corumbá.

 

Serão nove dias de intensa atividade na cidade, começando com o Encontro de Educadores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores, Gestores da Prefeitura (das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Saúde); da Policia Militar; Dettran/MS; Universidade Federal/Campus Pantanal; Centro de Formação de Condutores, e Corpo de Bombeiros. O encontro será realizado a partir das 09 horas, na Escola de Governo, localizada na Rua Colombo, 1766, centro. O evento vai ser importante para divulgar o cronograma dos Programas Pedestre Eu Cuido e Respeite a Faixa de Pedestre. Já no período da tarde, às 17 horas, palestra interativa com a equipe do DETRAN/MS, na Universidade Anhaguera, localizada na Rua Cuiabá.

 

Para o dia 19, quinta-feira, início da btliz educativa com distribuição de folhetos, para condutores e pedestres, no período das 08 às 10 horas, em dois pontos da cidade: na Rua Frei Mariano com 13 de Junho, e na Rua 13 de Junho em frente ao Atacado Fernandes. Já na parte da tarde, na Avenida Rio Branco em frente ao Delcídio do Amaral.

 

A abertura oficial da semana está marcada para sexta-feira, 20, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomes. Será às 09 horas, com apresentação do grupo de teatro da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues; divulgação da estatística de acidente de trânsito na cidade e do Programa “Pedestre Eu Cuido”, a cargo da diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco, com participação do médico Emerson Ferreira Moreira, especialista em pediatria e perito do Instituto Médico Legal, com uma palestra sobre Atendimento em Acidente, e de Regina Duarte, do Conselho Estadual de Trânsito, com uima palestra sobre Segurança no Trânsito – Responsabilidades e Escolha.

 

Ainda no dia 20, acontece um encontro com os Centros de Formação de Condutores, visando uma campanha permanente de respeito à sinalização e prática de direção defensiva, com vista à redução de acidentes na cidade. O evento será a partir das 15 horas, no Espaço Educacional.

 

No dia 23, segunda-feira, às 08 horas, início curso de monitor de transporte escolar, que vai até o dia 25 de setembro, com avaliação, na Escola de Governo. As inscrições podem ser feitas na Agetrat. Para esta data, a programação prevê ainda uma campanha com os mototaxistas e taxistas, visando uso correto do capacete e cinto de segurança, bem como não falar ao celular ao dirigir. Será desenvolvido pelos fiscais de transportes, em pontos diversos da cidade, nos dois períodos, sempre a partir das 08 e das 15 horas.

Panfletos

 

Para o dia 25, a semana prevê desenvolvimento de atividades do programa Pedestre Eu Cuido, com orientações no pátio da Escola Municipal Delcídio do Amaral, a partir das 13 horas. O encerramento da Semana será dia 26 com “Um dia de Trânsito”, no Centro de Educação Infantil Inocência Cambará, a partir das 07 horas.