Aula inauguração do Projeto ALMA atrai 124 participantes no São Gabriel

Com a participação de 123 pessoas inscritas, a Prefeitura de Corumbá promoveu na tarde da terça-feira, 24, a aula inaugural do Projeto ALMA (Arte, Lixo e Meio Ambiente), no Assentamento São Gabriel. O evento é direcionado a mulheres residentes nas regiões do São Gabriel, Porto da Manga e do Distrito de Albuquerque, como forma de incentivar a autonomia econômica e o empreendedorismo da população feminina residente longe da área urbana, inclusive na região ribeirinha.

 

O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A aula inaugurou marcou também as comemorações dos 235 anos de fundação de Corumbá.

 

Ao som da música ‘Alma’ de Zélia Duncan, as mulheres inscritas celebraram a proposta de autonomia e geração de renda que o projeto prevê, além das oficinas de cidadania com conteúdos relevantes como educação ambiental, saúde da mulher, turismo local, violência doméstica entre outros.

 

O início do projeto no São Gabriel foi marcado por um momento de civismo: a fanfarra da Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque emocionou os presentes tocando o hino oficial do Município, a Marcha a Corumbá, com bonitas evoluções e o refrão cantado por seus integrantes.

 

A coordenação do Projeto ALMA é da Gerência de Políticas para a Mulher e do CRAS Rural e Itinerante. Conta com a parceria das Fundações de Cultura de Corumbá e do Meio Ambiente do Pantanal, bem como das secretarias de Produção Rural e Educação, além do apoio da Secretaria Executiva do Fórum das Mulheres do Campo e Ribeirinha, formada pela Embrapa Pantanal, Instituto Acaia, Agraer e Colônia de Pescadores.