Academia é aprovada e mais sete estão sendo instaladas na cidade

A Academia de Saúde com aparelhos de ginástica ao ar livre implantada pela Prefeitura de Corumbá na Praça São Paulo, Bairro Guató, foi aprovada pelas pessoas que tiveram a oportunidade de desenvolver atividades na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, durante a solenidade de inauguração.

 

Antes mesmo do prefeito Paulo Duarte fazer a entrega do novo equipamento, um grupo de pessoas com idade acima de 60 anos, integrantes do projeto Corumbá Saudável, conheceu os aparelhos instalados no local, sob supervisão da professora Laura Fernanda, e a avaliação foi positiva.

 

“Uma beleza. Isso faz muito bem para a gente, para a nossa saúde, pra tudo”, disse João Epifânio Coelho, 67 anos, morador no Conjunto Ana Brites. “A gente movimenta todo o corpo utilizando estes aparelhos. Até para a nossa mente vai ser bom”, disse, já antecipando que será frequentador assíduo do local.

 

Quem também gostou foi Isaura Santos, 64 anos, moradora no Bairro Aeroporto. Integrante do projeto da Funec, ele se exercitou em vários aparelhos e contou que “foi muito bom” este primeiro contato. “Vai ser muito bom para todos nós podermos contar com um espaço como este. Aliás, não vai ser bom não, vai ser ótimo!”, concluiu.

 

A professora Laura Fernandes acompanhou de perto os primeiros exercícios, auxiliou no que foi preciso e também aprovou a academia. Para ela, os aparelhos serão importantes para desenvolvimento de exercícios físicos “o que é bom para a saúde, para a autoestima dessas pessoas. Muitas delas não têm acesso a uma academia de ginástica, mas, agora, terão este espaço. É maravilho. A saúde está em primeiro lugar”, comemorou.

 

Oito ao todo

 

A professora destacou que academias como esta, em vários pontos da cidade, será de extrema importância para toda a população, que terá acesso a aparelhos de ginástica de forma gratuita. E é justamente isto que a Prefeitura está fazendo. Outras sete estão sendo implantadas em locais como nas praças da Nova Corumbá, Arthur Marinho, São Francisco (na Avenida Rio Branco) e do Cristo Redentor, bem como duas no complexo do Poliesportivo (Esplanada da NOB).

 

A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, informou que cinco praças fazem parte de parcerias com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Outras três, como a da Praça São Paulo, são com recursos próprios da Prefeitura. “Além dessas, estamos trabalhando para trazer mais academias para Corumbá e os contatos já foram iniciados em Brasília”, adiantou.

 

As academias em implantação são para crianças, a chamada primeira idade, e para idosos, terceira idade. Existem aparelhos também portadores de necessidades especiais, como a instalada na praça do Guató e a que será entregue no complexo do Poliesportivo.

 

Contam com aparelhos como alongador, de rotação vertical, simulador de esqui, surf, cavalgada, remada sentada, simulador de caminhada, relaxador de pernas e aparelho de pressão de pernas. Será um espaço de apoio aos programas desenvolvidos pelas unidades de saúde da Secretaria de Saúde, de combate ao sedentarismo, melhorando a qualidade de vida da comunidade, além de promover lazer e um melhor convívio social.