Sala do Empreendedor, na 15 de Novembro, atende 50 pessoas por semana

A rua XV de Novembro, 659, endereço onde funcionou a Fundação de Cultura durante tantos anos, sedia hoje a Secretaria da Indústria e Comércio da prefeitura de Corumbá. O local abriga também a Sala do Empreendedor, espaço voltado ao microempreendedor individual (MEI) e aos proprietários de micro e pequenas empresas para simplificar e agilizar o processo de registro e funcionamento desses estabelecimentos em Corumbá.

 

“Atendemos cerca de dez empreendedores e microempresários por dia, uma média de 50 por semana”, informa a agente de desenvolvimento local, Lizelia Leite Crivelini de Oliveira. “A maioria vem em busca de informações sobre abertura de empresa, trâmites burocráticos, linhas de crédito e outros dados”, acrescenta.  

 

No espaço, que funciona por agendamento, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta, o empreendedor e empresário tem acesso também às informações necessárias para a emissão da inscrição municipal e alvará de funcionamento, emissão de certificados de regularidade fiscal e tributária (INSS, FGTS), orientação sobre os procedimentos necessários para a regularização de registro e funcionamento, bem como a situação fiscal e tributaria das empresas e sobre os expedientes necessários à viabilização da implantação de empreendimentos.

 

Negócio Legal

 

Por meio do projeto Negócio Legal, a Secretaria da Indústria e Comércio oferece cursos de capacitação e orientação de MEIs nas áreas de planejamento financeiro, acesso ao crédito, técnicas de vendas, qualidade no atendimento ao cliente, segurança do trabalho, benefícios sociais, preenchimento dos formulários mensais, entre outras.

 

A iniciativa conta com as parcerias do Sebrae/Ms e da Associação o Comercial de Corumbá. “Essa é uma forma que a prefeitura encontrou para se aproximar mais dos microempreendedores e ajuda-los a buscar o fortalecimento, crescimento e, por que não, a mudança de sua classificação para Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, nos próximos anos”, explica o secretário da Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros.

 

Informações pelo telefone (67) 3232-5221

Horário de atendimento: Seg-sex – 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30