Prefeitura de Corumbá celebra o Dia do Psicólogo neste 27 de agosto

No dia 27 de agosto comemora-se o dia do Psicólogo. Data que merece ser comemorada e celebrada, afinal, muito tem sido feito e construído pelos psicólogos no país e na região pantaneira.

 

Há 51 anos os profissionais de psicologia comemoraram a regulamentação da profissão no Brasil com a promulgação da Lei nº 4.119, no dia 27 de agosto de 1962 pelo Presidente da República João Goulart.

 

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência…

 

Os profissionais de psicologia têm conseguido expandir seu trabalho nas mais diferentes áreas, abrangendo de forma consistente, espaços onde existem seres humanos. Presente hoje no auxílio às pessoas e integrante definitivo do movimento do desenvolvimento humano, a Psicologia torna-se um ator de peso e nome no contexto também do desenvolvimento social.     

 

Com uma visão ética pautada em valores humanos, o protagonismo social tem encontrado na Psicologia, um aliado de peso. Afinal são mais de 30 milhões de brasileiros na linha abaixo da pobreza.

 

Em Corumbá os psicólogos estão atuando em diversos segmentos, tanto público como privado. Contam ainda com o privilégio de ter no município, a oferta do curso de Psicologia na UFMS/Campus Pantanal, formando profissionais capacitados e comprometido todos os anos.

 

Nas empresas, na clinica, na comunidade, na escola, na assistência social, com adultos, crianças, adolescentes, idosos, nos hospitais, nos presídios, nas ONGs, auxiliando os governos, os movimentos sociais, em todas as áreas a seriedade com que os psicólogos vão ganhando espaços, reflete uma rede de pessoas que buscam por meio da empatia e ação o crescimento humano.

 

A rede, feita pelos psicólogos, bem consistentes, ampara o corpo as vezes cansado, as vezes triste, as vezes alegre, mas sempre esperançoso do brasileiro que busca melhores dias e resultados por sua vida. E lá está a figura do psicólogo, seja nas psicoterapias, nas organizações, nos serviços socioassistenciais, no acompanhamento de pessoas em sofrimento ou angustias.

 

Existe um conforto ao olhar-se tudo que tem sido feito. Algo como a sensação de um dever bem cumprido. Porém ao olhar para frente, para o que necessita ser feito, percebe-se que existe muito. Muito mais. A Psicologia tem que estar pulsando viva, sempre, em todos os lugares onde existem pessoas. Para facilitar o desenvolvimento individual e dos grupos. Para afirmar as condições humanas, de cooperação, ética e generosidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fundamentalmente mais humana. Parabéns a todos os Psicólogos.