Povo das Águas será apresentado no I Congresso Nacional do Projeto Rondon

Criado com o objetivo o aproximar o Poder Público das comunidades isoladas do Pantanal corumbaense, o Programa Social Povo das Águas será apresentado durante o I Congresso Nacional do Projeto Rondon. O evento acontece entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro em Ribeirão Preto (SP) e é coordenado pelo Ministério da Defesa com apoio da Universidade de São Paulo (USP).

O I Congresso Nacional deve reunir cerca de 750 estudantes, principalmente graduados, e professores das instituições de ensino de todo o País com os objetivos de criar mecanismos para melhoria das operações do Projeto Rondon e seus indicadores, além de criar instrumentos de aperfeiçoamento dos docentes na condução e coordenação das operações do projeto.

Em 2011, Corumbá recebeu 40 rondonistas que, além de desenvolver diversas outras atividades na zona urbana, tiveram a oportunidade de acompanhar uma edição do Povo das Águas. Junto com os servidores da Prefeitura de Corumbá, os acadêmicos realizaram ações voltadas à saúde, educação, meio ambiente, tecnologia social e produção rural com o povo ribeirinho.

Em Ribeirão Preto, o Município será representado pela coordenadora do programa, Elisama Cabalheiro. “Vamos mostrar todo o trabalho realizado nas três regiões do Pantanal corumbaense e como é a relação entre os ribeirinhos e o Poder Público”, explicou. Um vídeo com depoimentos da população assistida pela ação e dos profissionais da Prefeitura será exibido no evento.

O Programa Social Povo das Águas é coordenado pela Secretaria de Governo e abrange as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Produção Rural e a Defesa Civil. Em 2013, cinco expedições foram realizadas até agora. A sexta, programada para a região de Forte Coimbra, acontece na primeira semana de setembro.