Por um atendimento mais humano, Projeto Cuidar realiza novo encontro

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 14, a II Oficina de Capacitação para os Agentes de Acolhimento das Unidades de Saúde. Com o tema “Acolhimento: o exercício da alteridade”, o evento contou com a participação de agentes do Projeto Cuidar, coordenadores, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

 

Segundo a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, o encontro faz parte da estratégia da Secretaria de elaborar um Plano Municipal de Humanização. “Isso só construiremos em parceria com os profissionais de saúde e visando a co-gestão, ou seja, uma gestão mais participativa, na qual o modo de administrar leve em consideração o pensar e o fazer coletivo, de maneira que haja uma co-responsabilidade administrativa entre trabalhadores, gestores e usuários. O produto final desse trabalho é o SUS que dá certo”, explicou.

 

“Esse plano será de extrema importância para estabelecer e padronizar ações para a qualidade no atendimento, qualificação para a gestão, bem como o fortalecimento do trabalho multidisciplinar e o estímulo para a construção de novas relações e posturas, onde o ser humano é o centro das atenções”, acrescentou.

 

Na capacitação foi realizada também a palestra “SUS e acolhimento” com trabalhos em grupos, para que os mesmos apresentassem propostas de como consolidar o acolhimento nas unidades de saúde, além da avaliação final sobre a prática com o projeto, desde o inicio da sua implantação.