Plano de Assistência Social será debatido nesta segunda em Corumbá

A comunidade corumbaense terá um papel de enorme importância na construção do Plano Municipal de Assistência Social, um instrumento de gestão e ferramenta de planejamento técnico e financeiro, essencial para a efetividade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

E é pensando dessa forma que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está convidando os trabalhadores e usuários dos serviços socioassistenciais, além de outros interessados, para participar de uma importante reunião na segunda-feira, 12 de agosto, quando o assunto será amplamente abordado.

 

A reunião para construção do Plano acontece na sede do Centro de Referência da Assistência Social I (CRAS I), localizado na Rua Cáceres, esquina com a Totico de Medeiros, no Bairro Centro América. O evento está marcado para as 13h30.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura, Andréa Cabral Ulle, destaca que é preciso “envolver a população, usuários e trabalhadores da rede SUAS, nesse momento de participação social, é parte da nossa responsabilidade enquanto gestores municipais, para corresponder às necessidade do cidadão, fomentando políticas que venham ao encontro de seus anseios”, explicou.

 

O SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, articulam-se esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

 

Esse modelo de Gestão Participativa significa que, a princípio, nenhuma pessoa, em qualquer nível hierárquico, deve ser excluída do processo participativo. Todos os agentes envolvidos participam no processo decisório, na definição de metas e objetivos, no acesso à informação e no controle da execução. “Por isso mesmo é fundamental o comprometimento e envolvimento da população em sua elaboração”, finalizou Andréa.