Pantanal Extremo confirma prova de downhill na escadaria do Cristo

O Cristo Rei do Pantanal é um dos principais pontos turísticos de Corumbá. Hoje é possível chegar o topo do Morro do Cruzeiro – onde a vista panorâmica da cidade e do Rio Paraguai é única – de carro, moto ou mesmo de ônibus. Isso graças à pavimentação e sinalização completa da ladeira, concluída em 2004.

Antes disso, o jeito mais fácil de subir o morro, onde também estão as esculturas da artista plástica Izulina Xavier representando a Via Crúcis, era pelos 504 degraus da escadaria do Cristo, uma verdadeira prova de resistência e força física. E é exatamente esse caminho que fará parte dos Jogos de Aventura do Pantanal, que acontecem Corumbá no mês de novembro.

Mas o desafio não será subir, e sim descer toda a escadaria no menor tempo possível. E de bicicleta. O downhill, como é chamada a modalidade de ciclismo, será organizado pela Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo (FMSC), em parceria com a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).

“Essa é uma descida relativamente fácil. Tem uma pequena dificuldade, pois os degraus obedecem uma sequência de dois ou três curtos para um mais longo. Isso acaba dando um impulso para bicicleta capotar. Tem que estar preparado para segurar esse impacto”, avaliou Maciel Ojeda Morales, comissário da Federação Estadual.

Na semana passada, durante a realização do I GP Corumbá de Ciclismo, ele conheceu e aprovou o percurso proposto para a prova. As descidas foram filmadas e ajudarão os competidores a se prepararem melhor para o traçado. Todo o material será disponibilizado na internet em breve.

Coragem

Um bom equipamento é importante para a prática do downhill, mas segundo Maciel, esse não é principal requisito. “Toda bicicleta de descida tem suspensão dianteira e traseira. Ela é preparada para suportar o impacto, a resistência, suportar e absorver o peso do ciclista. Mas para quem tem um pouco mais de prática, dá para usar uma bicicleta normal para descer. O mais importante aqui é a coragem”, afirmou.

Ainda no ciclismo, o Pantanal Extremo – Jogos de Aventura também vai reunir competidores do mountain bike. Nessa modalidade, a prova será realizada na Estrada Parque Pantanal. O evento, que acontece entre os dias 21 e 24 de novembro em Corumbá, também vai reunir competidores de outras cinco modalidades: corrida de orientação, canoagem, maratona aquática, voo livre e do stand up paddle.