ONG de prevenção ao câncer de mama programa mais ações em Corumbá

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, Corumbá declarou guerra contra esse mal. Graças a uma parceria da prefeitura com o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) e o Grupo Onça Pintada, a unidade móvel da ONG, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama, estacionou nesta sexta-feira, 9, na frente da Unidade de Saúde Breno de Medeiros, no bairro Popular Nova, onde realizará exames em 200 mulheres até o final do dia. A ação é voltada para mulheres com mais de 40 anos e com mais de 35 anos que possuam fator de risco, como pré-disposição genética.

 

E a melhor notícia ainda não é esta: o ônibus, adaptado com equipamentos médicos e macas e que conta com uma equipe de seis pessoas, entre mastologista, enfermeira e assistente social, virá de Campo Grande para Corumbá três vezes ao ano. “A prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, nos convidou e aceitamos o desafio com o maior prazer”, disse o deputado Paulo Corrêa, que ajudou a idealizar o projeto Onça Pintada após perder a mãe, vítima de câncer de mama aos 46 anos de idade. “O prefeito Paulo Duarte é mais do que um colega, é um amigo e irmão, estou feliz e emocionado por poder contribuir para a melhoria dos serviços públicos de Corumbá”, acrescentou.

 

Ao longo de 13 anos, o ônibus Onça Pintada já rodou milhares de quilômetros e atendeu cerca de 50 mil mulheres em dezenas de cidades do estado, promovendo não só exames preventivos como também palestras e distribuição de material informativo sobre a importância do auto-exame mensal das mamas.

 

Segundo a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, a ONG traz uma importante contribuição para a melhoria dos serviços de saúde pública. “Esse projeto está somando aos exames e diagnósticos já realizados na nossa rede de saúde e, com certeza, nos ajudará a fazer saúde pública de qualidade”, comemorou.

 

Cada mulher é atendida individualmente e, nos casos em que são detectados nódulos, as pacientes são encaminhadas para a realização de exames, cirurgias, quimioterapias ou radioterapia e reconstrução da mamária, dependendo do grau da doença. Todo esse processo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada.

 

O ônibus está estacionado na frente da Unidade de Saúde Breno de Medeiros, na rua Cyríaco de Toledo, s/n, bairro Popular Nova,  e atenderá 200 mulheres, 100 em cada período, das 8 às 11 horas e das 13h às 17 horas.

 

Mais informações pelo telefone 8130-0632.