Mais de 250 profissionais atuam na Campanha Nacional de Multivacinação

Mais de 250 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando na Campanha Nacional de Multivacinação em Corumbá. Os servidores estão divididos em 13 postos espalhados em todas as regiões da cidade e que funcionarão durante todo o sábado, das 8h às 17horas.

 

Moradora do bairro Centro América, Luciane Chaves não se intimidou com o frio e levou a pequena Munique, de 4 anos, logo cedo ao Centro de Saúde da Popular Velha. “É melhor vir logo no primeiro horário porque ai sobra o resto do dia pras outras tarefas”, explicou. A filha dela foi a primeira criança da cidade a receber a dose da gotinha.

 

O segundo foi Danilo, de 2 aninhos. “Tem que aproveitar para deixar a carteira de vacina dele em dia”, afirmou a mãe dele, Cristiane Alancar, residente no bairro Generoso. A campanha nacional tem o objetivo de atualizar o calendário de vacinação das crianças de 0 a 5 anos. A imunização é uma realização do Ministério da Saúde e acontece em todo o Brasil durante o período de 24 a 30 de agosto.
 
Estão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
 
A campanha faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, tendo como público alvo, crianças menores de 5 anos de idade.
 
Visa também manter a eliminação do sarampo e da poliomielite; atingir altas coberturas vacinais para o reforço das vacinas de poliomielite, tríplice viral e DTP, em especial, na faixa etária de 4 a 5 anos, bem como reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.
 
Posto de vacinação
 
As unidades de saúde que estarão atendendo no Dia D são: Dom Bosco, localizada na Alameda das Laranjeiras, 170, Bairro Dom Bosco; Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição s/n, Maria Leite; Vitória Régia, na Alameda Antonia s/n, Cristo Redentor; Kadwéus, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Kadwéus; Paulo Maisato, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Nova Corumbá.
 
Funcionarão também as unidades São Bartolomeu, na Rua Pernambuco s/n, João de Deus; Dr. Humberto Pereira, Rua Luis Feitosa Rodrigues, 2.081, Nossa Senhora de Fátima; Aeroporto, na Rua Alan Kardec, lote 09, Aeroporto; Centro Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz s/n, Centro; Popular Velha, na Rua Teodomiro Serra s/n, Popular Velha; Ênio Cunha, na Alameda Tamengo s/n, Cervejaria; Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, s/n, no Cristo Redentor, e na unidade de saúde Breno de Medeiros, na Rua Cyríaco de Toledo s/n, Bairro Popular Nova.