Funarte vai detalhar o “Mais Cultura: Microprojetos Pantanal” amanhã

Representantes da Fundação Nacional de Artes (Funarte) se reúnem com artistas e produtores culturais de Corumbá para tratar de detalhes referentes ao edital do programa “Mais Cultura: Microprojetos Pantanal”. O encontro será nesta quarta-feira, 07, às 17h30, no Moinho Cultural Sul-Americano.

O programa vai fornecer recursos para ações culturais de baixo custo, propostas por artistas, produtores e grupos da região pantaneira. As oficinas são gratuitas e dispensam inscrição prévia. A proposta é orientar e qualificar artistas e gestores culturais, interessados em inscrever projetos no processo seletivo.

O edital do “Mais Cultura: Microprojetos Pantanal” vai contemplar 48 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares, e moda, com prêmios de R$ 15 mil para cada contemplado. As inscrições estão abertas até o dia 5 de setembro.

As propostas devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nas regiões alcançadas. O objetivo principal do programa Microprojetos é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Funarte e do Ministério da Cultura, além de contribuir para a fixação da mão de obra local.

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, a vinda de José Maurício Moreira, Assessor Especial da Presidência da Funarte, “vai trazer o reconhecimento que necessitamos. Precisamos mostrar que Corumbá também tem artistas, e dos bons, para que possamos entrar na rota dos programas culturais, recebendo os recursos que o governo destina para a área cultural”, comentou.