Encontro discute o papel da juventude no desenvolvimento brasileiro

Conscientes do seu papel central como indutores do desenvolvimento no Brasil, jovens corumbaenses participaram na manhã desta quinta-feira, 22, do II Encontro Municipal de Estudantes de Corumbá. O encontro aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, e marcou também a posse dos membros do Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2013/2015, conforme decreto nº. 1.213, de 01 de julho de 2013, assinado pelo prefeito Paulo Duarte.

 

Durante a solenidade, o prefeito estimulou a voz da juventude corumbaense e propôs debate e trocas de opiniões na avaliação das políticas públicas para o segmento. “Queremos a participação de vocês, jovens comprometidos com o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade”, solicitou Duarte. “Nós vamos ouvir vocês e queremos que vocês nos ouçam também, sobre o que podemos fazer por aqui. Reafirmo aqui o compromisso de realizar uma discussão franca, sincera, leal e aberta”, propôs.

 

O chefe do Executivo ainda citou pontos que agregam e aproximam o jovem da cultura. “Eu quero que vocês tenham espaço para o esporte, com manifestações típicas da idade de vocês”, garantiu o prefeito ao confirmar a reforma da pista de skate no complexo do poliesportivo. “Vamos fazer reformas pontuais, o que irá proporcionar para todos que frequentam o local uma melhora significativa no lazer”, explicou.

 

O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Márcio Cavassana, falou sobre o momento histórico vivido pela cidade e lembrou que a edificação do conselho, abre um canal de diálogo entre a juventude e o Poder Público. “Por um ano ficaremos com essa missão de ajudar a estruturar o conselho, e ampliar melhor o contato com as secretarias, na propagação de políticas de demandas que o Município tem que compreender e aplicar”, enfatizou Cavassana.

 

Feliz com o resultado do encontro, que irá contribuir para a formação de uma juventude cada vez mais sadia e consciente de suas responsabilidades, o gerente de Políticas Públicas para a Juventude, Victor Rafael, falou sobre a importância do encontro. “Esse encontro permite que vocês sejam ouvidos, e de uma forma que atenda suas reivindicações”, declarou Rafael.

 

O secretário Estadual de Juventude do Mato Grosso do Sul, Herculano Borges, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Corumbá em realizar o encontro. “Todos estão de parabéns pelo trabalho e aproveito para dizer que estamos prontos para escutar tudo que a juventude corumbaense tem a nos enviar, transformando as reivindicasses em políticas que beneficiem vocês”, enfatizou.

 

Palestra

 

Com o tema “Juventude e Educação”, o Deputado Estadual Pedro Kemp falou sobre a importância em ouvir os jovens, tanto sobre o aspecto estudantil, como também sobre elaboração de políticas públicas voltadas para a administração municipal e estadual.

 

“Do mês de junho pra cá, o Brasil mudou, e milhares de jovens foram às ruas reivindicar. E eu tenho convicção em dizer que o Brasil é outro”, declarou Kemp. “Se nós deixarmos de participar, o curso da história será outro”, alertou Pedro sobre a importância da participação da juventude.

 

O Encontro foi realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Cidadania. A coordenação esteve a cargo da Gerência de Ações para a Juventude da Casa da Cidadania.