Encontro capacita professores e aprimora o ensino da escrita nas escolas

A formação intermunicipal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, realizada na última sexta-feira, 16, contou com a participação de 120 professores e regentes de 5ª série, dos Municípios de Corumbá e Ladário. O evento, organizado em parceria com as prefeituras das duas cidades pantaneiras, por meio de suas respectivas secretarias de Educação, contribuiu para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino e da escrita nas unidades de ensino.

 

 

Durante a capacitação, realizada no período da manhã, os professores receberam materiais pedagógicos que facilitam o desenvolvimento das sequências didáticas propostas pelo projeto. O encontro ainda contou com dicas do professor Carlos Rafael Dias, orientador de um trabalho sobre crônicas, realizado no ano de 2010 pela aluna Ketlin Luana Parabá Barbosa, finalista na categoria regional.

 

 

Já no segundo período de capacitação, foram realizadas duas oficinas práticas de produção de texto: crônica e poema. Nelas, foram analisadas as características desses dois gêneros textuais. O encerramento da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa contou com a apresentação de trabalhos produzidos durante as oficinas.

 

 

Olimpíada

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, e acontece de dois em dois anos, em anos pares, e é um concurso de produção de textos que premia os melhores trabalhos de alunos de escolas públicas de todo o país.

 

 

Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema no 5º e 6º anos; Memórias no 7º e 8º anos; Crônica no 9º ano (todos no Ensino Fundamental), e Crônica também para o 1º ano do Ensino Médio, além de Artigo de opinião no 2º e 3º anos do Ensino Médio.

 

 

Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.