Encontro capacita 150 professores de Língua Portuguesa nesta sexta

Marcada para sexta-feira, 16, a formação intermunicipal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa que vai atender 150 professores de língua portuguesa e regentes de 5ª série, das cidades de Corumbá e Ladário. O evento é uma realização em parceria das prefeituras das duas cidades pantaneiras, por meio das suas respectivas secretarias de Educação.

 

A formação será no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez nos períodos matutino e vespertino. Os professores receberão orientações para o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, além de material pedagógico para facilitar o desenvolvimento das sequências didáticas propostas pelo concurso.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, e acontece de dois em dois anos, em anos pares, e é um concurso de produção de textos que premia os melhores trabalhos de alunos de escolas públicas de todo o país.

 

Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema no 5º e 6º anos; Memórias no 7º e 8º anos; Crônica no 9º ano (todos no Ensino Fundamental), e Crônica também para o 1º ano do Ensino Médio, além de Artigo de opinião no 2º e 3º anos do Ensino Médio.

 

Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

 

Em Corumbá, a Rede Municipal de Ensino, participou ativamente das três Edições Nacionais da Olimpíada de Língua Portuguesa. Como estratégia para fortalecer a formação continuada dos professores da Reme, foi lançada este ano, a 1ª Edição da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa que premiará no dia 19 de agosto, os melhores poemas, propagandas sociais e charges dos alunos de 5ª à 9ª série e também da 54ª fase da Educação de Jovens e Adulto (EJA).