Em comemoração ao Dia do Soldado, Exercito incorpora 232 recrutas

A cerimônia de comemoração ao Dia do Soldado foi realizada na manhã desta sexta-feira, 23, no 17º Batalhão de Fronteira, com direito a incorporação de 232 recrutas nas unidades da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e do 17º BFron, além de condecorações a 18 militares que se destacaram em suas funções, que receberam medalhas do Pacificador; do Sargento Max Wolf Filho; do Marechal Osório, o Legendário; medalha militar com passador de prata e de bronze, além da medalha do Corpo de Tropa com passador de prata e de ouro.

 

A ordem do dia do comandante do Exército, general de Exército Enzo Martins Peri, lembrou da dedicação do Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. “CAXIAS, o Pacificador, foi Marechal de Campo e Senador. Dedicou sua vida integralmente ao serviço da Pátria com nobreza de caráter e desambição pessoal. Pacificou a Nação com coerência de atitudes, predicados de bravura, sentimento de patriotismo, amor à legalidade, humildade, honradez, generosidade e nacionalismo”.

 

Durante a cerimônia o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General de Brigada Pedro Paulo de Mello Braga, destacou a “alegria de comemorarmos o Dia do Soldado Brasileiro. Para vocês soldados corumbaenses que hoje juraram a bandeira do Brasil, defender a Pátria faz parte do coração de cada um. E hoje vocês deixaram de ser recrutas e passam a fazer parte da nossa tropa”.

 

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura e vice-prefeita Márcia Rolon, o evento tem uma importância muito grande. “O mais bonito dessa incorporação é a integração que existe com a família, ver o orgulho que os entes queridos sentem ao vê-los fazendo parte do Exército Brasileiro. É gratificante, uma vez que sabemos que há muita disciplina e obrigação para seguir a carreira militar”.

 

Márcia representou o prefeito Paulo Duarte na solenidade que contou com a presença do prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria; do contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, além de outras autoridades civis e militares.

 

A data

 

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos ele já era capitão, tendo lutado e defendido o Brasil em confrontos externos e internos.