Corumbá recebe programa de prevenção e combate ao câncer de mama

Corumbá recebe nesta sexta-feira, 09, um programa voltado à prevenção e combate ao câncer de mama desenvolvido por uma organização não governamental, o Grupo Onça Pintada, que tem atuado em várias cidades do Mato Grosso do Sul. A ação será na Unidade de Saúde Breno de Medeiros, localizada na Rua Cyríaco de Toledo, s/n, no Bairro da Popular Nova.

 

A previsão é que o programa atenda um total de 200 mulheres, 100 em cada período, das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A ação tem como finalidade conscientizar a população sobre os perigos da doença da mama e a importância do auto exame regular.

 

A unidade móvel do Grupo Onça Pintada, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, promovendo palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o auto exame da mama mensalmente.

 

Cada mulher é atendida individualmente e nos casos em que são detectados nódulos, as pacientes são encaminhadas para realização de exames, cirurgias, quimioterapias ou radioterapia e reconstrução da mamária. Todo este processo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada.

 

Em Corumbá, o projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação conta ainda com o apoio do deputado estadual Paulo Corrêa. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 8130-0632.