Corumbá participa do Seminário Município Empreendedor na Capital

Corumbá participou no último fim de semana do Seminário Município Empreendedor, organizado pelo Fórum Permanente Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, e a cidade foi representada pela Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal.

 

“Foi uma realização de extrema importância visando a sensibilização dos gestores municipais do Estado quanto a importância da adequação de sua legislação e procedimentos para abertura, alteração e baixa dos Micros Empreendedores Individuais e dos Micro e Pequenos Empreendedores, em relação ao que está previsto na Lei Complementar 123/2006”, informou o secretário Pedro Paulo Marinho de Barros, que participou do seminário, juntamente com a agente de Desenvolvimento da Secretaria de Indústria e Comércio, Lizélia Leite Crivelini de Oliveira.

 

A abertura do seminário, realizada na sexta-feira, 16, foi feita pelo presidente da Assomasul, Douglas Melo Figueiredo, prefeito de Anastácio. Ele lembrou o valor das micro e pequenas empresas, especialmente no Mato Grosso do Sul, que conta com uma maioria de municípios pequenos. Disse ser importante a formalidade, além da necessidade da criação de consórcios públicos que vislumbrem à execução de ações conjuntas para o crescimento sócio econômico dos municípios.

 

Também presente no evento, a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal como financiadores do crédito rural.

 

Durante o seminário, o superintendente da Caixa, Paulo Antunes; o Superintendente do Agronegócio da Caixa, Humberto Magalhães, e a secretária Tereza Cristina assinaram o Termo de Cooperação entre o Estado de Mato Grosso do Sul e Caixa Econômica Federal, que investirá nesta linha de crédito, R$ 3,7 bilhões na safra 2013/2014. Isto faz da Caixa, o segundo maior banco de crédito rural do Brasil.

 

Prefeito Empreendedor

 

Durante o seminário, Claudio George Mendonça, Superintendente do SEBRAE/MS, lançou o prêmio “Prefeito Empreendedor” e disponibilizou 79 consultores do SEBRAE para atender os municípios para implantação da Lei Geral 123/06.