Corumbá comemora decisão de Dilma em sancionar Estatuto da Juventude

A decisão da presidenta Dilma Roussef que sancionou na última segunda-feira, 05 de agosto, o Estatuto da Juventude, foi bastante comemorada pelos segmentos ligados a esta camada da sociedade corumbaense, que considerou uma data histórica para os jovens brasileiros.

 

“Trata-se de um passo muito importante para que possamos estabelecer as prioridades das Políticas de Juventude e ter um respaldo legal e constitucional para desenvolver projetos em nosso Município”, celebrou o gerente de Políticas para Juventude da Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura.

 

Victor lembrou que foram nove anos de muitas discussões, propostas, debates e encontros com os jovens de todo o país, e que com a decisão da presidenta Dilma Roussef, “os jovens passam a contar com um instrumento importante que vai nortear as diretrizes das políticas públicas de juventude a partir de agora”, enfatizou, alegando que o dia 5 de agosto se tornou uma data histórica não só para a juventude corumbaense, mas de todo o Brasil.

 

O Estatuto da Juventude foi aprovado em julho pelo Congresso Nacional. Trata dos direitos da população jovem entre 15 a 29 anos, além de definir os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Atualmente existem cerca de 51 milhões de brasileiros e brasileiras considerados jovens, maior número já registrado no País.

 

Victor lembrou ainda o caráter pioneiro de Corumbá nas discussões das políticas públicas para a juventude. “Nossa cidade é vanguarda em ter um órgão institucional especifico para a juventude do Município”, disse, se referindo à Gerência criada em 2007.

 

“Além disso – explicou ele – a cidade participou das discussões sobre o Estatuto e o Plano Nacional da Juventude, seja em forma de discussões e conferências aqui na cidade, como também em Brasília. Vale ainda ressaltar o pioneirismo em realizar conferências livres dentro da UNEI-Pantanal e com as comunidades jovens ligadas à religiosidade de matriz africana”.

 

Além de citar que o último dia 5 fica na história do jovem brasileiro, Victor lembrou que, agosto, é o mês do estudante, e que dois importantes eventos para a juventude corumbaense estão previstos para acontecer neste período.

 

Um deles será o 2º Encontro Municipal dos Estudantes de Corumbá, programado para o dia 22 de agosto, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, com a participação de estudantes de todas as esferas educacionais publica e privada da cidade. Neste mesmo dia está prevista a posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude, “importante marco no avanço das políticas públicas para a juventude corumbaense”, enfatizou.