Comissão Intersetorial se reúne e discute Pessoa em Situação de Rua

Marcada para esta sexta-feira, 02, reunião da comissão intersetorial criada para tratar de questões relacionadas à população em situação de rua. O encontro será às 09 horas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com foco na construção de uma agenda positiva de discussões com estabelecimento de prazos e metas para a efetivação de todas as propostas debatidas no colóquio realizado em junho.

 

Andréa Cabral Ulle, secretária de Assistência Social e Cidadania, informa que este tema tem sido abordado com firmeza pela administração municipal e por parceiros, visando conhecer os motivos que levam uma pessoa a viver em situação de rua. “A meta é buscar solucionar o drama e dar dignidade à essa parcela da população em nosso município”, explica.

 

População em Situação de Rua foi tema do colóquio no final do mês de junho com a participação de diversos segmentos, inclusive de pessoas que enfrentam este problema. Com uma atuação intersetorial e entre entes federativos, com a participação de técnicos da Saúde Pública e Assistência Social do Estado, foram traçadas estratégias e desafios para o enfrentamento da situação.

 

Segundo Andréa, nessa perspectiva foi possível estabelecer diretrizes e rumos que possibilitem a reintegração destas pessoas às redes familiares e comunitárias, o acesso integral aos direitos garantidos aos cidadãos brasileiros, o acesso a oportunidades de desenvolvimento social pleno.

 

“Os debates e discussões permitiram a conclusão de que é indispensável o envolvimento de diversos segmentos como assistência social, saúde, educação, segurança pública e demais atores responsáveis pelo atendimento a esta demanda, para que sejam implementadas ações e serviços adequados às necessidades e especificidades da população em situação de rua”, explicou Andréa.

 

Conforme ela, a comissão intersetorial foi criada com o desafio de elaborar um plano de ação, traçar fluxogramas de atendimentos e fortalecer a humanização dos atendimentos a essa parcela de nossa população.