Ato na praça marca 188 anos da independência da Bolívia nesta terça

Os 188 anos de independência da Bolívia serão comemorados na terça-feira, 06, em Corumbá, com um ato na Praça da Independência. A solenidade está sendo organizada pelo Consulado do Estado Plurinacional da Bolívia com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Governo e da Fundação de Cultura do Pantanal.

 

A programação será aberta às 10 horas com uma oferenda floral ao busto de Antônio Maria Coelho. De acordo com o agente consular Oscar Felix Cuellar Cuchallo, a data será marcada também com uma agenda cultural, a partir das 11 horas, a cargo do Centro Boliviano – Brasileiro 30 de Marzo, com participação da Banda Municipal de Música Manoel Florêncio; da Oficina de Dança da Fundação de Cultura; da Banda Super Proyeccion de Santa Cruz de La Sierra; de dois grupos de Morenadas, além de um grupo de Caporales.

 

No período da tarde, às 14 horas, missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, seguida de uma cerimônia em honra à Virgem de Copacabana com uma procissão pelas ruas Antônio Maria Coelho e Dom Aquino Correa, até a Rua Edu Rocha.

 

O ato contará com participação de devotos com suas roupas típicas, coloridas e muito ricas, uma tradição mantida por bolivianos e peruanos residentes na região. Este ano, os ‘pasantes’ (festeiros), são Carlos Mario Aguirre, Maria Jose Guimaraez e Julia Aguirre.