Adolescentes do Projeto Habilitar são capacitados com curso de fotografia

Adolescentes atendidos pelo Projeto Habilitar foram atendidos pela Prefeitura com uma oficina básica sobre Fotografia: Técnicas Fundamentais. As aulas aconteceram durante uma semana e fazem parte de um programa desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e de Saúde.

 

O Projeto Habilitar é voltado ao atendimento à criança e ao adolescente com dependência química. A oficina foi ministrada pelo professor Mauro Dias, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC), no sentido de repassar aos alunos, informações básicas sobre a arte fotográfica, como forma de estimular a criatividade e autoestima dos mesmos, resgatando o que há de melhor e mais importante para a vida deles próprios, da família e do grupo social ao qual estão inseridos.

 

Para a coordenadora do Projeto Habilitar, Nelba Dib, a oficina foi de extrema importância. “Nós oferecemos diversos cursos aqui no projeto, mas nem sempre conseguimos os resultados que esta oficina trouxe na vida dos alunos. Tivemos uma semana produtiva, rica e de bastante trabalho. Nunca vi os meninos tão dedicados como agora”, explicou, lembrando que “trabalhar com dependentes químicos não é fácil e nem sempre os professores conseguem atingi-los”.

 

O adolescente W.A.L., de apenas 15 anos, está na casa há dois meses. Este é o primeiro curso que lhe interessou. “Sempre gostei de fotografia, mas nunca tive alguém pra me ensinar. Esse professor teve paciência e falou a nossa linguagem”, afirmou.

 

Já L.M.P.G., de 16 anos, frequenta o projeto há quatro meses e revelou que não sabia o tamanho do seu potencial. “Esse curso não foi bom não. Foi ótimo. Me fez enxergar o quanto sou bonita e como a fotografia é uma coisa maravilhosa de se fazer”, celebrou.

 

Para o professor Mauro Dias, o curso foi uma experiência nova, “um desafio que me propus a superar”, disse. “Num primeiro momento, visitei a instituição e percebi que aqui, teria que fazer um material mais dinâmico para poder chegar até eles. Agora, após tudo isso, pude ver que consegui atingir meu objetivo”, comemorou.