Abertura da XXV edição dos Jogos da Reme mobiliza mais de mil alunos

A XXV edição dos Jogos da Reme foi aberta oficialmente nessa sexta-feira (23) na quadra poliesportiva da Escola Municipal Barão do Rio Branco. A solenidade contou com o desfile das 21 delegações envolvidas na disputa, incluindo as sete instituições de ensino da zona rural de Corumbá.

O acendimento da pira olímpica, ato simbólico que representa a criação do mundo e sua renovação, foi feita pelo atleta Jonathan Magalhães do Amaral, da 9ª série da escola Luiz Feitosa Rodrigues. Ingrides Thamires Escalante Santres, aluna do 7º ano do José de Souza Damy, fez o juramento do atleta.

“É com muita satisfação que a Prefeitura organiza esses jogos. É uma alegria comemorar um quarto de século desse evento já no primeiro ano de administração do prefeito Paulo Duarte”, comentou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, destacando ainda o papel social e educacional dos Jogos da Reme.

“Essa é uma oportunidade para os alunos, pais e toda a comunidade escolar fazerem novos amigos, conhecerem novas pessoas e valorizar a juventude de vocês”, concluiu Roseane. A confraternização proporcionada pela prática desportiva também foi destacada pelo prefeito. “Lembro das amizades que fiz no esporte e sei que esse é um momento muito importante na formação de qualquer pessoa”.

Paulo Duarte aproveitou as mais de mil pessoas presentes na solenidade para divulgar o Festival de Pipas, que acontece no dia 07 de setembro no Ginásio Poliesportivo. “Contamos com a participação de todos vocês. Queremos fazer da escola e da nossa cidade um local cada vez mais atrativo para toda nossa população”, complementou.

Já no encerramento da cerimônia, a jovem Paula Rebeca da Silva fez uma homenagem ao prefeito, que recebeu a primeira medalha dos Jogos. A aluna do 9º ano da Escola Municipal Ludovina Portocarrero mora na região de Forte Coimbra. Ela e mais sete amigos encararam uma longa viagem de barco só para participar dos Jogos da Reme.

A delegação vai disputar as modalidades do atletismo, judô, natação e tênis de mesa. Assim como para as crianças da Região das Águas, a Prefeitura disponibiliza alojamento, e todas as refeições para os estudantes. Para quem estuda na zona urbana, a Secretaria de Educação oferece transporte da escola até os locais de competição, na ida e na volta.

As outras modalidades em disputa serão: xadrez, futebol 7, handebol, futsal e basquete, tanto no masculino quanto no feminino. Neste sábado, dia 24, serão disputadas as modalidades individuais no Sesi e no Ginásio Poliesportivo.

Do dia 26 a 30 é a vez dos esportes coletivos, que acontecem no Sesi, no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Barão do Rio Branco e na escola municipal Cássio Leite de Barros. As instituições de ensino que participarão dos Jogos da Reme São:

Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, Caic, Cássio Leite de Barros, Clio Proença, Cyríaco Félix de Toledo, Djalma Sampaio Brasil, Fernando de Barros, Izabel Correa de Oliveira, José de Souza Damy, Luiz Feitosa Rodrigues e Tilma Fernandes Veiga, todas da zona urbana;

Cárlos Carcano, Eutrópia Gomes Pedroso, Luiz de Albuquerque Mello Pereira e Caceres, Monte Azul, Paiolzinho, Porto Esperança e Ludovina Porto Carrero, representando a zona rural de Corumbá.