Transporte coletivo será debatido em audiência pública na sexta-feira

Será na sexta-feira, 05 de julho, a segunda audiência pública que vai tratar do processo licitatório de concessão, em caráter de exclusividade, para operação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano e Rural no Município, com a finalidade de atender as necessidades atuais e futuras da população. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e é aberto à sociedade de uma forma geral.

 

A audiência pública está marcada para as 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, localizado na Rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral. Foi convocada pelo prefeito Paulo Duarte que ressaltou a importância da participação popular no processo, “para que todos possam ter conhecimento e dar contribuição na implementação das políticas de mobilidade urbana, especialmente as relacionadas aos serviços de transporte coletivo urbano e rural, realizado por ônibus, visando uma melhor qualidade de vida a todos”.

 

O prefeito explicou que nesta segunda audiência, a Prefeitura vai divulgar ao público, a minuta do edital do sistema de transporte de passageiros urbano e rural para a normatização do procedimento de concessão para operação do serviço de transporte coletivo na cidade. O encontro servirá também para subsidiar o documento que está sendo elaborado de forma bastante criteriosa, para por um fim aos problemas do sistema na região.

 

Edital

 

A intenção do prefeito Paulo Duarte é publicar o edital do procedimento licitatório até o final do mês de julho, em cumprimento a um compromisso de oferecer transporte público digno, com qualidade e conforto para a população corumbaense, bem diferente do atual sistema, regido por um contrato firmado em 1996, 17 anos atrás.

 

“A cidade cresceu, desenvolveu nos últimos anos. Portanto, há necessidade do transporte coletivo se adaptar à atual realidade, inclusive como elemento indutor de contínua evolução, representada pelo crescimento populacional, pela expansão territorial, bem como pela descentralização espacial das atividades econômicas e sociais”, salienta.

 

Como se sabe, a política municipal de mobilidade urbana e transporte impõe ao poder público, a oferta de serviço eficiente e satisfatório de transporte coletivo de passageiros, em atendimento ao interesse público e às necessidades dos usuários.

 

“Estamos cumprindo todos os tramites legais para podermos oferecer um serviço de qualidade para os usuários”, reforça Duarte, observando que é o momento de se proceder a reorganização física e funcional dos serviços públicos de transporte coletivo em Corumbá, promovendo, de maneira racional e econômica, maior mobilidade e acessibilidade para a população.

 

O edital está sendo elaborado de forma criteriosa, inclusive com estudos e avaliações de natureza técnico-operacional, econômico-financeira e jurídico-legal, visando melhorias e modernização necessária para um sistema municipal moderno e eficaz, inclusive com veículos novos, climatizados, por exemplo.

 

Esta será a segunda audiência pública para tratar do assunto. Segundo a diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, a nova audiência será importante para enriquecer ainda mais o documento.

 

“Tudo está sendo feito para que tenhamos um transporte coletivo de qualidade. Estamos buscando bons exemplos fora, em grandes centros, e vamos realizar esta nova audiência pública, para aprofundar mais ainda no assunto e discutir com maior ênfase o tema. O importante é que a Prefeitura está trabalhando neste edital que vai abranger todos os avanços que a população tanto deseja, para que tenhamos um serviço inovado e de qualidade”, comentou.