Resultado de curso é apresentado em mostra no Centro Dom Bosco

O resultado do curso de cabeleireiro concluído por alunos do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco foi apresentado a um grupo privilegiado de convidados, durante a 1ª Mostra de Cabelos e Penteados, que aconteceu no final da tarde de sexta-feira, 28, em Corumbá.

 

Durante boa parte da tarde, os próprios alunos participaram de um desfile, mostrando ao público os cortes e penteados, frutos do aprendizado durante o curso promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Missão Salesiana.

 

“Foi um sucesso. A mostra fez com que os próprios alunos se tornassem modelos por uma tarde e os novos profissionais se tornaram o centro das atenções. Isso faz com que a cidadania esteja em evidência”, observou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle.

 

O Centro de Qualificação é coordenado pela Gerência de Trabalho e Qualificação Profissional da Casa da Cidadania e visa qualificar os participantes dos projetos sociais dos Centros de Referência de Assistência Social, de outros projetos sociais e da comunidade como um todo, visando a qualificação profissional, preparando o cidadão para o mercado de trabalho.

 

No local, os cursos são os mais diferentes e a meta, conforme informou a própria secretária, é ampliar o leque de atuação. O subsecretária de Assistência Social, Nilo Corrêa, informou que uma pesquisa foi encomenda para se conhecer quais são os novos cursos que a comunidade deseja. O levantamento esta sendo feito pelos próprios CRAS existentes na cidade.

 

Além de novos cursos, a Prefeitura continua diversificando o atendimento com criação de núcleos de qualificação, inclusive na zona rural, como já ocorre no Assentamento São Gabriel; no Estabelecimento Penal Feminino, e na Escola Municipal Ângela Maria Perez. O gerente Dílson Fonseca adiantou que outros dois núcleos já estão sendo formados na cidade.

 

“A qualificação está cada vez mais em evidência no Município e muitos alunos que já se qualificaram, já se tornaram empreendedores individuais. Outros já estão empregados em várias empresas e tem até um grupo que se formou em solda e montagem, que está trabalhando no Rio de Janeiro, em uma empresa ligada a Petrobrás”, revelou. “Mas, o principal objetivo é fazer com que as pessoas se qualifiquem e consigam ter uma vida melhor aqui mesmo Corumbá”, concluiu Dílson.