Quarta ação Povo das Águas de 2013 atende 209 famílias pantaneiras

A quarta edição do Programa Social Povo das Águas em 2013 atendeu 209 famílias ribeirinhas da região do Taquari, no médio Pantanal, entre os dias 26 de junho e 1º de julho. A ação, coordenada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Governo, beneficiou 663 pessoas com diversos serviços nas áreas social, educacional e de saúde.

Só a Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania distribuiu 209 cestas básicas, 209 quilos de charque, além de promover palestras e orientações sobre Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para idosos e deficientes físicos, Cadastro Único (CadÚnico) e o levantamento dos ribeirinhos que necessitam de registro tardio de nascimento.

Já a Secretaria Municipal de Educação teve a missão de desenvolver atividades lúdicas e de entregar brinquedos doados pela Receita Federal para as crianças. Mais de 180 estudantes das extensões da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança participaram das encenações de peças de teatro, dramatização e contação de histórias infantis.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, realizou 291 consultas médicas durante a ação, uma média de quase 60 atendimentos por dia. Procedimentos de enfermagem, como curativos, aferição de pressão e de glicemia, somaram mais 355 atendimentos. Outro serviço bastante procurado pela população ribeirinha foi o odontológico.

Sessenta e dois pacientes realizaram procedimentos de exodontias, raspagem, abertura coronária, restauração de dentes anteriores e posteriores, e prevenção e aplicação de flúor e técnicas de escovação com crianças. A equipe de vacinação, por sua vez, aplicou 301 doses, entre as quais a imunização contra a gripe.

Os animais domésticos também foram vacinados contra a raiva, somando 74 imunizações entre cães e gatos. Também presente no Povo das Águas, a Secretaria Municipal de Produção Rural distribuiu sementes de alface, couve e cebolinha para os ribeirinhos, que ainda levaram para casa 720 cobertores, também doados pela Receita Federal.

 

Para cuidar da autoestima dos pantaneiros, uma cabeleireira voluntária fez mais de 20 cortes por dia durante o Programa Social. A próxima ação, prevista para o final de julho, vai atender os ribeirinhos da parte alta do Pantanal corumbaense. O Taquari ainda recebe mais uma expedição em 2013.