Prefeitura inicia programa de gestão participativa “Fala Cidadão” em Corumbá

A palavra República, em latim “res publica” (coisa pública) significa governo de interesse de todos, com participação de todos. Desde que assumiu a cadeira de chefe do executivo de Corumbá, o prefeito Paulo Duarte disse que exerceria um ‘governo republicano’. É com esse objetivo que a prefeitura de Corumbá está lançando o programa “Fala Cidadão”.

 

O objetivo é colocar o prefeito e toda sua equipe de secretários cara a cara com os cidadãos para que ouçam comentários, sugestões, críticas e reclamações a fim de que se implante uma gestão participativa, colaborativa e transparente no município.

 

Para o prefeito, esta é mais uma das diversas ações que vem sendo postas em prática para aproximar o cidadão do Poder Executivo de Corumbá, que também conta com uma Ouvidoria para acolher críticas, comentários, sugestões da população e um ouvidor para encaminhar as demandas às áreas competentes. “Com o Fala Cidadão, além de nos aproximarmos ainda mais da população e ouvirmos suas demandas in loco, nos bairros e ruas onde elas acontecem, teremos a oportunidade de alinhar as ações no sentido de buscar a solução para os problemas existentes e para a melhoria dos serviços públicos. Será uma oportunidade única também para o cidadão, que saberá o que está sendo feito, como estamos trabalhando, qual o planejamento e o que ainda será feito nessa gestão, que não é somente nossa, é de todos”, disse o prefeito.

 

Como funciona

 

Periodicamente o “Fala Cidadão” levará o responsável por uma área da administração municipal (e sua equipe) a um determinado bairro para dialogar com a comunidade local. Ele apresentará as diretrizes e o plano de ação de sua pasta, de que forma vem trabalhando na gestão daquela área específica e na sequência abrirá para a participação popular, ou seja, se colocará à disposição dos moradores do bairro para receber críticas, elogios, sugestões, comentários, reclamações etc. A ideia é que todos os secretários passem por todos os principais bairros de Corumbá.

 

O primeiro “Fala Cidadão” foi realizado na noite desta quarta-feira, 3, no CRAS Nova Corumbá, com a presença da secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e de toda a sua equipe de gestores. O encontro teve presença maciça das principais lideranças do bairro, que tiveram a oportunidade de apresentar suas dúvidas, queixas e sugestões da área de saúde diretamente à secretária responsável pela área, fato até então inédito no município.

 

Além do “Fala Cidadão”, os moradores de Corumbá também podem interagir com a prefeitura por meio da Ouvidoria, no telefone 3234-3406.