Prefeito pede a moradores que ajudem conservar os espaços públicos

Seguindo sua diretriz de inspecionar todas as obras em andamento na cidade, o prefeito Paulo Duarte foi ontem à UPA Guató, que deve ser entregue à população em agosto ou, mais tardar, setembro. O prédio, propriamente dito, está pronto, e agora estão em andamento as obras do muro, estacionamento, calçada e o gradil que cercará a unidade, que atenderá o Guató, Kadiwéus, Loteamento Pantanal e região, desafogando bastante o Pronto Socorro Municipal.

 

A UPA é uma espécie de “mini pronto socorro” que funciona 24 horas e atende principalmente casos de urgência, de baixa e média complexidade. Dados do Ministério da Saúde apontam que 97% dos casos são resolvidos na própria unidade, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

A penúltima etapa é equipar a UPA Guató e depois contratar médicos e profissionais para atender a população. “Estamos trabalhando forte para que ainda no primeiro semestre de 2014 a UPA seja inaugurada, numa linda festa para a população local”, disse o prefeito Paulo Duarte.

 

Decepção

Satisfeito com o andamento das obras da UPA no bairro Guató, o prefeito não conteve sua decepção ao avistar, ali ao lado, a situação da Praça São Paulo e da Academia ao Ar Livre. A primeira foi entregue no ano passado à comunidade local e sua quadra poliesportiva já se encontra destruída, com as traves avariadas, uma das tabelas de basquete queimada e algumas vigas de um quiosque retiradas.

 

Os equipamentos de ginástica da academia, que ainda nem foi inaugurada, já estavam sendo utilizados pelos moradores antes da hora, causando algumas avarias e problemas que agora terão de ser reparados, atrasando a inauguração e entrega do equipamento público. Havia, também, lixo por todos os lados, uma vez que as lixeiras instaladas foram retiradas por vândalos.

 

“Eu sempre digo que é direito do cidadão fiscalizar e cobrar o Poder Público, mas todos tem que fazer sua parte! Fiquei decepcionado ao ver a situação desses equipamentos públicos, que estão aí para garantir esporte e lazer à população. Já comuniquei à equipe de engenheiros que a praça de esportes e a academia terão de ser cercados, até para que se evite vandalismos e depredações. Aliás, cercaremos todas a praças, com horário de funcionamento e tudo, assim como é feito na Praça Nova Corumbá”, disse o prefeito. “Conversei com alguns moradores da região e pedi a colaboração de todos na conservação dos espaços públicos, até porque quem conserva, tem”.