Povo das Águas salva o pé de jovem ribeirinha acidentada na Ilha Verde

Entre um atendimento e outro que realiza junto às comunidades ribeirinhas, o programa social Povo das Águas salva algumas vidas.

 

Foi assim com o bebê gêmeo Ronaldo, na Ilha Verde; a pequena Ana Lúcia, no Taquari; a dona Olinfa, no São Lourenço, todos corriam risco de morte por acidente ou desnutrição, anemia e pneumonia. Neste sábado, 27, foi a vez de salvar a ribeirinha Jucelia Magalhães, de 34 anos, na Ilha Verde. No fim do dia anterior ela pisou na lâmina de uma foice enquanto caminhava no quintal de sua casa, na região do Castelo, onde sofreu um corte profundo e grande, de uns 10 centímetros.

 

Além de perder muito sangue, a jovem corria risco de infecção, tétano, necrose e consequente amputação do membro. Graças ao rápido e eficiente atendimento da equipe médica do Povo das Águas, tudo acabou bem.

 

Após 1h30 de trabalho, envolvendo dois médicos, 1 enfermeira e 1 técnica em enfermagem, além do apoio de 3 colaboradores, foi realizada a assepsia local, sutura e imobilização do pé direito de Jucelia. Também foi administrada vacina e medicação intramuscular, com analgésico, anti-inflamatório e antibiótico. “O corte impressionou a todos pela extensão e profundidade, além do sério risco de infecção. Longe da cidade, sem o atendimento e procedimento médico adequado, ela poderia até perder o pé”, disse o médico Juliano Oliveira, o responsável pelos 11 pontos da sutura realizada no pé da moça. “Foi uma sorte muito grande termos chegado na hora certa para socorrer a Jucelia”, comemorou.

 

Logo após o atendimento médico, Jucelia recebeu as orientações da psicóloga da Assistência Social sobre o seu retorno à cidade para a retirada dos pontos e acompanhamento clínico, que deve ocorrer dentro de um prazo de cinco dias. A prefeitura de Corumbá disponibilizará a ela pernoite gratuita na casa de passagem e atendimento prioritário no Pronto Socorro municipal.

 

Um verdadeiro trabalho de equipe salvando vidas. “Nunca vou esquecer o carinho e atenção de todos. Que Deus abençoe o Povo das Águas”, disse Jucelia, emocionada.