No Dia dos Bombeiros, prefeito anuncia benefícios à instituição militar

O prefeito Paulo Duarte participou na manhã desta terça-feira, 02, da solenidade em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros. Na cerimônia, realizada no pátio da guarnição, o chefe do Executivo Municipal transformou os elogios que ele faria à corporação, em atitudes concretas para a entidade, destinando cerca de R$ 140 mil, oriundos da taxa de incêndio do IPTU, em investimentos no local.

 

“Eu peço que eles apresentem à Prefeitura um plano de trabalho para esses recursos serem investidos integralmente aqui, se será na estrutura do prédio, ou na compra de equipamentos. Queremos apenas que esse valor repassado, seja empregado para o efetivo dos bombeiros da cidade e assim, prontamente, melhoramos o atendimento à população”, afirmou Paulo anunciando também a proposta de recuperar a quadra de esporte da instituição militar já a partir de agosto.

 

Na solenidade, o prefeito disse que vai autorizar o início do processo licitatório para aquisição de uma viatura do Samu. “A Prefeitura vai adquirir e ceder esse veículo, para os atendimentos que são feitos pelo Corpo de Bombeiros, junto com a equipe da Secretaria de Saúde do Município de Corumbá”, destacou.

 

Reconhecendo as dificuldades que os bombeiros enfrentam no dia a dia, o prefeito Paulo Duarte decidiu antecipar o recurso, aguardando depois que o Governo Federal possa ressarcir o Município. “Eu quero honrar o título de ‘Amigo do Bombeiro’ com ações de apoio e parcerias”, enfatizou o prefeito enaltecendo a importância da guarnição no socorro à comunidade.

 

O comandante do 3º Grupamento, tenente-coronel José Eduardo Cabral, agradeceu o apoio recebido. “É um valor significativo que vem em um bom momento”, afirmou. “Nós vamos aplicá-lo na compra de equipamentos para a melhoria dos atendimentos e nas instalações da corporação”, garantiu.

 

Durante a cerimônia foram entregues certificados em reconhecimento ao serviço prestado à corporação para os prefeitos Paulo Duarte (Corumbá) e José Antonio Assad e Faria (Ladário); para a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; primeira-dama da cidade e diretora-presidente da Fundação do Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Joilson Queiroz, e ao comandante da PMA, major da PMA, Nivaldo de Pádua.

 

Acompanharam a solenidade de comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros o coordenador de segurança pública de Corumbá,  Fernando Lucena, a secretária de Assistência Social e cidadania, Andrea Ulle e o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros.

 

Estudantes

 

Na semana passada, o Corpo de Bombeiros de Corumbá realizou com os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Delcídio do Amaral, um concurso de desenho que tinha como tema a garantia da segurança dos cidadãos pelos bombeiros. A campeã foi Amanda Alves, da 4ª série.

 

Já os alunos das escolas estaduais Carlos de Castro Brasil e Gabriel Vandoni de Barros participaram de uma competição, simulando a evacuação de prédio em caso de incêndio. O intuito do 3º Grupamento foi sensibilizar os alunos e funcionários a contribuírem com os serviço de prevenção e combate a possíveis incêndios.

 

A Escola Carlos de Castro Brasil realizou a evacuação do prédio cumprindo todos os procedimentos de segurança e recebeu como premiação, um kit esportivo e uma bolsa de estudos.