Na Reme, 16,4 mil alunos iniciam o segundo semestre nesta quarta

A partir de hoje, 24, o segundo semestre reserva boas surpresas para os 16.400 alunos da Rede Municipal de Ensino (REME). Na volta às aulas, eles não só verão um compromisso de campanha do prefeito Paulo Duarte se tornar realidade, com a entrega do kit escolar, mas também todo investimento da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, refletido na melhoria e no cuidado com os alunos.

 

O ano letivo foi retomado para os alunos da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nos Centro de Educação Infantil, não houve recesso escolar por conta do “Projeto de férias”, que garantiu a continuidade da escolarização das crianças e da rotina de trabalho dos pais.

 

Toda preparação para melhor receber esses estudantes, começou com uma formação em serviço envolvendo 1.800 docentes e servidores administrativos das escolas da Rede Municipal, exceto nas localizadas na Zona Rural. Com conteúdos específicos de sua área de atuação, o encontro permitiu proposições de estratégias, a fim de fortalecer as políticas públicas para a educação municipal.

 

Como parte de um cronograma já estabelecido pela Administração Municipal, a formação aconteceu nas próprias escolas e forneceu subsídios para atuação dos educadores. “Todos os professores e servidores que participaram da atividade, ainda receberão certificados no final do ano”, acrescenta a secretaria de Educação Roseane Limoeiro.

 

Entre as novidades aguardadas para este segundo semestre, está o plano de reformas nas escolas urbanas e rurais, que segue junto com o processo de climatização que prevê, até fevereiro de 2014, atender todas as salas de aula da rede. O trabalho inclui também a dedetização de algumas escolas da zona rural.

 

Kit escolar

 

Previsto para ser entregue na primeira semana de agosto, o kit escolar traz uma novidade este ano: um par de tênis acompanhado de um par de meias, além da mochila. Os alunos ainda receberão camiseta do uniforme, lápis, caderno, borracha, apontador e lápis de cor para os estudantes do 1º ao 5º ano. O compromisso da Prefeitura de Corumbá é proporcionar até o ano que vem melhores condições para o aprendizado das crianças e o trabalho dos professores.

 

Merenda

 

Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Prefeitura de Corumbá vai incentivar a agricultura familiar e continuar a garantir com qualidade, o fornecimento de alimentos que atendem a merenda escolar, inclusive para os Centros de Educação Infantil.

 

Especialização

 

Com o objetivo de valorizar o servidor público, tanto na carreira como na renumeração, a prefeitura de Corumbá oferece especialização em direitos humanos e coordenação pedagógica para todos os professores da rede. “É uma pós-graduação mais um curso de extensão, com o objetivo de qualificar esses profissionais, e proporcionar, após a conclusão do curso, um aumento de 5% no salário”, explicou Roseane Limoeiro.