IFMS seleciona trabalhos para Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 10, o edital de abertura da seleção de trabalhos de pesquisa para a 2ª Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal (Fecipan). O documento está disponível na Central de Seleção, no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

 

A Fecipan será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, em Corumbá, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS. Podem se inscrever estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado de nível médio das instituições de ensino públicas ou privadas de Corumbá e Ladário.

 

Os projetos desenvolvidos devem estar inseridos nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Ciências Agrárias.

 

Cada trabalho deve ter até três estudantes e um orientador, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público, e ter conhecimento na área temática do projeto.

 

Inscrições

 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 2 e 22 de setembro, exclusivamente via internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS. Cada orientador pode inscrever um número indeterminado de trabalhos.

 

Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo comitê de pré-avaliação e seleção da Fecipan, formado por cinco professores do Câmpus Corumbá. A divulgação dos selecionados será a partir de 25 de setembro.

 

Fecipan

 

Parceria do IFMS com a prefeitura de Corumbá e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a feira busca estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de atividades de iniciação científica entre estudantes de nível fundamental e médio.

 

Os autores de trabalho vão receber certificado de participação. Os projetos mais bem colocados, de acordo com a classificação da Comissão Avaliadora, serão premiados com medalhas e troféus.

 

Os cinco trabalhos de estudantes de escolas públicas que receberem a maior pontuação serão contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr) no valor de R$ 100,00 mensais, durante um ano.

 

A primeira edição da Fecipan foi realizada em novembro de 2012 e teve a apresentação de 48 trabalhos. (Ascom/IFMS)