Fundação detalha programas culturais para artistas e produtores locais

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação e Cultura, realizou no final da tarde da terça-feira, 23, um encontro com artistas e produtores culturais locais para que detalhar os programas “Mais Cultura nas Escolas” e “Mais Cultura: microprojetos Pantanal”, desenvolvidos pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cultura, e também pela Funarte/Ministério da Cultura.

O encontro aconteceu no ILA (Instituto Luis de Albuquerque) e os projetos apresentados têm como foco, a inclusão da cultura nas escolas e na vida das crianças, adolescentes e jovens.

O “Mais Cultura nas Escolas” tem por finalidade incentivar o encontro entre as escolas e iniciativas culturais (artistas, mestre das culturas tradicionais e populares, pontos de cultura, museus, bibliotecas, etc.), onde os artistas terão que construir projetos (Planos de Atividade Cultural) para serem desenvolvidos ao longo de 6 ou 10 meses, para serem desenvolvidos durante o ano letivo, dentro ou fora do espaço escolar.

Segundo a gerente geral de Gestão de Políticas Educacionais, Maria Aparecida Dias de Moura, 35 mil escolas estão habilitadas para este ano, mas somente 5 mil serão contempladas, “Corumbá possui 20 escolas da Rede Municipal de Ensino habilitadas. Há grande chances que as nossas escolas sejam contempladas. Basta apenas os artistas se organizarem e apresentarem seus projetos”, informou.

Já o programa “Mais Cultura: microprojetos Pantanal”, da Funarte, tem por objetivo fomentar e incentivar atividades culturais de baixo custo, propostas por artistas, produtores e grupos da região do Pantanal. Ao todo, serão contemplados 48 projetos com premiações de R$ 15 mil para cada um. O investimento total é de R$ 828 mil, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Os projetos – de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda – devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nos municípios do Pantanal. As inscrições podem até o dia 5 de setembro, no seguinte link: http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/Edital-Mais-Cultura-Microprojetos-Pantanal.pdf

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Ministério da Cultura, são atrativos diferenciados. “As inscrições podem ser feitas por pessoas física ou jurídica e isso para os artistas é muito bom”, comentou.

“Estamos num momento maravilhoso. Receber essa verba como pessoa física é uma oportunidade única, além de termos a chance de mostrar para que Corumbá também tem artistas, e muito bons”, explicou Márcia, lembrando que, agora, “os artistas só precisam se planejar e fazer o seu projeto conforme os editais”.

No dia 07 de agosto, às 17h30, no Museu de História do Pantanal, haverá uma reunião com um assessor da Funarte para que os artistas possam apresentar seus projetos e tirar suas dúvidas.