Em encontro com gestores, prefeito anuncia mais reformas de escolas

A Prefeitura de Corumbá está concluindo um cronograma de novas reformas das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e a primeira intervenção será na Escola Rural Monte Azul, no assentamento Taquaral. Foi o que anunciou na manhã desta sexta-feira, 26, o prefeito Paulo Duarte, durante a abertura do Curso para Gestores, coordenado pela Secretaria de Educação.

 

O curso foi aberto às 7h30, no auditório do Paço Municipal, e conta com a participação de diretores e vice-diretores das escolas e Centros de Educação Infantil, eleitos no dia 04 de julho. O prefeito recebeu os gestores juntamente com a secretária da pasta, Roseane Limoeiro, e o secretário de Governo, Hélio de Lima.

 

Paulo lembrou que, durante todo o primeiro semestre, visitou as escolas, creches e os Centros de Educação Infantil. Após conhecer as estruturas de cada estabelecimento, orientou a equipe da Educação, para estabelecer um cronograma visando as reformas dos prédios, para permitir maior conforto e melhores condições aos alunos, professores e toda equipe administrativa.

 

“A equipe da Educação está elaborando um cronograma de reformas que vamos apresentar a vocês tão logo esteja concluído”, observou o Chefe do Executivo, se dirigindo aos gestores, para em seguida anunciar que a primeira intervenção será na Escola Municipal Rural Monte Azul, onde serão investidos cerca de R$ 400 mil, recursos próprios do Município.

 

Lembrou algumas reformas já executadas, como a da Escola Barão do Rio Branco e do Centro de Educação Infantil Inocência Cambará, com participação ativa da Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval de Ladário. Sua meta é dotar todas as unidades de boas condições estruturais, inclusive climatizadas, para um maior conforto dos alunos, professores, gestores e pessoal administrativo.

 

Sobre a climatização, Paulo observou que o cronograma estabelecido será cumprido e que todas as salas de aula deverão estar equipadas com aparelhos de ar condicionado no início do ano letivo de 2014. “Mas não é somente adquirir os aparelhos de ar condicionado e instalar. Antes, é preciso recuperar as instalações elétricas, o que está sendo feito”, comentou. Na compra dos equipamentos e na reforma das instalações, o investimento gira em torno de R$ 3 milhões.

 

O prefeito disse que tudo isto está sendo feito para superar um desafio que é melhoria da educação, melhoria da capacidade de gestão, melhoria dos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Todos vocês devem participar ativamente do processo para que tenhamos condições de tornar a educação uma referência, para que tenhamos uma educação de qualidade, o que, naturalmente, vai permitir melhorar a saúde, assistência social, enfim, tudo. Por isso a educação tem que ser referência”, pregou.

 

No encontro com os gestores, Paulo lembrou que, a partir da próxima semana, a Prefeitura inicia a entrega dos kits escolares para os alunos, reforçados com mochila e tênis. Citou também o lançamento do Festival Estudantil da Canção, no dia 1º de agosto.  

 

O curso

 

O curso de Gestores da Rede Municipal de Ensino tem como objetivo apresentar a equipe gestora da secretaria, suas atribuições e capacitar estes profissionais para que exerçam a função de diretor, ou melhorar a capacidade de gerenciamento daqueles que já exerciam a função anteriormente.

 

A programação prevê palestras sobre assuntos específicos da rotina escolar como o acompanhamento da frequência dos alunos, gestão pedagógica, planejamento e gerenciamento de atividades escolares e também programas do Governo Federal que beneficiam as unidades como o Mais Cultura. Terá continuidade nos dias 12 e 13 de agosto no próprio auditório da Prefeitura de Corumbá.