Corumbá será sede da Conferência Intermunicipal da Igualdade Racial

Corumbá será sede da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. A convocação foi feita por meio do decreto nº 1.204, assinado pelo prefeito Paulo Duarte e será realizada em conjunto com o Município de Ladário.

 

O evento está marcado para os dias 19 a 20 de julho, e acontece simultaneamente no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomes e no antigo Cine-Ladário, localizado na Rua 14 de Março, n° 385, centro da cidade ladarense.

 

Será preparatória para a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III CONEPIR) e para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR 2013).

 

Terá como tema central “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo sem Racismo”. Será de extrema importância para organizar um plano de ação para implementação do Plano Municipal da Igualdade Racial.

 

Além disso, a conferência permitirá reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com Políticas de enfrentamento ao Racismo e de Promoção da Igualdade Racial; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional da Igualdade Racial.

 

Durante os debates, os participantes vão ter oportunidade de propor recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e para a promoção da Igualdade Racial no âmbito Estadual e Municipal, bem como discutir mecanismos de institucionalização de Promoção da Igualdade Racial tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

 

 

A comissão organizadora é composta por membros titulares da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, como representantes do Poder Público, além da Sociedade Civil dos Municípios de Corumbá e Ladário.

 

Durante a conferência, além das propostas que serão encaminhadas para a fase estadual, serão eleitos os delegados que representarão as duas cidades.