Corumbá acolhe 286 crianças em centros de educação infantil nas férias

Enquanto algumas crianças dos Centros de Educação Infantil de Corumbá desfrutam do convívio familiar no período de férias, outras 286 são acolhidas, nutridas e providas de experiências enriquecedoras com o “Projeto de Férias”. O programa, que inclui em tempo integral atividades diferenciadas e voltadas à diversão para menores de 0 a 3 anos de idade, permite ainda que os pais trabalhem com tranquilidade, seguros que os filhos aprendem novas habilidades sociais neste período de recesso escolar.

 

Idealizado pela Prefeitura de Corumbá e coordenado pela Secretaria de Educação, o programa transforma as férias da garotada, em uma ótima temporada para descobertas. “Nós modificamos a rotina deles com atividades lúdicas e enriquecedoras, com tudo que vem acrescentar o ensino-aprendizagem infantil”, explicou Vanessa Alvarenga Lima, coordenadora da atividade, no Centro de Educação Inocência Cambará.

 

Vanessa ainda explica como os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam na socialização das crianças. “Eles desenvolvem a criatividade, capacidade de tomar decisões, além de ajudar no desenvolvimento motor”, contou destacando que após cada atividade, é avaliado o desempenho deles e caso tenha sido bem atraente, ela é repetida no dia seguinte.

 

Feliz com o resultado, a diretora Judite Rodrigues Alves dos Santos falou com satisfação sobre o projeto. “O trabalho que desenvolvemos aqui nos permite acolher melhor não só as crianças, mas os pais também. E isso é enriquecedor para o nosso trabalho”, enfatiza Judite.

 

Portas abertas

 

Mesmo reconhecendo que a criança tem direito a uma convivência intensiva e extensiva com a sua família nesse período, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, entende que a Prefeitura não pode fechar as portas para quem precisa de acolhimento na ausência dos pais. “Damos continuidade ao trabalho de forma inovadora, atendendo a necessidade da criança nessa faixa etária. E com um projeto que cuida e educa, os pais confiam”, observou.

 

Na cidade, durante o período de férias, cinco Centros de Educação Infantil de Corumbá estão oferecendo atendimento. São o Rosa Josetti, Inocência Cambará, Maria Bem Vinda, Serv Carmo e o Catarina Anastácio (ligado ao CAI Padre Ernesto Sassida).