Corumbá abre à noite, a Conferência Municipal da Assistência Social

A décima Conferência Municipal de Assistência Social de Corumbá será aberta na noite desta quinta-feira, 18, às 19 horas. O evento acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez e foi convocado pelo prefeito Paulo Duarte por meio do Decreto nº 1.199. O tema central será “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

 

A conferência contará com representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil que vão debater e propor ações e políticas para fortalecer a inclusão, a cidadania e os direitos sociais.

 

“Nesta Conferência, com a participação de usuários e trabalhadores, vamos consolidar as conquistas e discutir novos caminhos para a gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social, após oito anos de sua implantação. Vamos analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, pasta responsável pela realização.

 

A Conferência será aberta às 19h15 desta quinta-feira. Antes, às 18h30, acontece o credenciamento dos participantes, e as 19 horas uma apresentação cultura. Após o ato de abertura, está programada uma palestra magna com a secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Gharib.

 

Na sexta-feira, 19, a programação será aberta às 07h30 com leitura e aprovação do regimento interno. A partir das 08 horas, painéis de trabalho. Serão seis eixos: O financiamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas: vigilância sócioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão de trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS, e Regionalização.

 

Na parte da tarde, às 13h30, está programada a apresentação das propostas para aprovação; 15h30, eleição dos delegados que vão representar a cidade na fase estadual; 16h15, plenária final, e às 17 horas, encerramento.