Conselho de Segurança discute ações em encontro com a comunidade

O Conselho de Segurança de Corumbá e Ladário (Consecol), formado pelas Policias Civil, Militar e Ambiental, além de membros da população e representantes da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) se reuniram na noite de quinta-feira, 11, para discutir ações que visam o fortalecimento das políticas de segurança pública entre os dois Municípios.

 

Representando o prefeito Paulo Duarte, o coordenador municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Castro de Lucena, participou do encontro e avaliou como positiva a iniciativa. “Apresentar o conselho para a comunidade e mostrar tudo que pode ser feito por meio de projetos que estão em andamento para a cidade, é sempre de grande importância”, destacou.

 

Desde que assumiu a administração, Paulo Duarte sempre colocou

o Executivo municipal à disposição do Conselho, reforçando a ação conjunta com todos os órgãos da Segurança Pública. “Vamos agir em sintonia. Esse não é um tema só do Governo do Estado ou do Governo Federal, mas também da Prefeitura”, continuou.

 

Durante o encontro, o delegado regional de Corumbá, Evandro Luiz Banheti Corredato, falou sobre a participação da sociedade. “É muito importante para nós, como órgãos de segurança, ter a participação de toda sociedade. Conhecer como funciona o sistema constitui o primeiro passo na luta contra a violência”, observou.

 

Para o Delegado da Policia Civil em Ladário, Enilton Zalla, é importante ver a população representada. “Isso prova a preocupação der todos vocês com a segurança da cidade. E isso é um estímulo maior ao nosso trabalho”, definiu Zalla enfatizando ser fundamental a união entre os órgãos e a sociedade. “ Unidos seremos mais fortes”, finalizou.

 

Participaram do encontro o juiz titular da 3ª Vara Cível de Corumbá, Vinicius Pedrosa Santos; o promotor Luciano Conti, responsável pela 6ª Promotoria do Ministério Público Estadual (MPE) em Corumbá; Joilce Silveira Ramos e Paula Ribeiro dos Santos, que entre vários pontos, discutiram possíveis parcerias entre o Poder Público e o Consecol.

 

Consecol

 

Criado em 2008, o Conselho de Segurança de Corumbá e Ladário só foi totalmente estruturado no final do ano passado. A entidade tem estatuto próprio, é formada pelos representantes das forças da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul da região, trabalha no apoio e na elaboração de projetos voltados à prevenção e combate aos delitos urbanos. Uma das principais pautas da reunião foi o encaminhamento de jovens e adolescentes envolvidos em atos infracionais.